Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

Foto: Lenito Abreu

O Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), realizará ações de controle da raiva dos herbívoros (bovinos, equídeos, ovinos e caprinos), na região central do Tocantins. As atividades tiveram início nessa sexta-feira, 24, e seguem até o dia 30 de julho. A demanda visa o atendimento às solicitações de produtores rurais dos municípios de Porto Nacional, Brejinho de Nazaré e Monte do Carmo. Ao todo serão visitados 12 abrigos cadastrados.

As ações envolvem a captura noturna e diurna de morcegos hematófagos (Desmodus rotundus), cadastramento, geoposicionamento e monitoramento de abrigos desses morcegos, além de orientar os produtores rurais quanto aos cuidados e prevenção em relação à doença. “É extremamente importante o controle da raiva, visto que, a enfermidade pode ser transmitida aos humanos”, ressalta a vice-presidente da Adapec, Márcia Helena da Fonseca.

De acordo com o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, José Emerson Cavalcante, os morcegos hematófagos são os principais transmissores da doença na zona rural, por isso, o controle desta espécie é realizado de forma contínua. “Os produtores rurais têm colaborado notificando a Agência o aparecimento de abrigos ou sugadura de morcegos em animais”, destaca.

A Adapec alerta que em caso de suspeita de raiva em animais na propriedade rural, o produtor deve procurar imediatamente a unidade da Agência mais próxima. Se precisar de mais informações entrar em contato pelo Disque Defesa 0800 63 11 22.

Vacinação

A única forma de prevenção da raiva dos herbívoros é através da vacinação do rebanho. A dose da vacina, que não é obrigatória, custa em média R$ 1,00 e pode ser encontrada nas lojas agropecuárias. Todos os herbívoros podem ser vacinados, indiferente da idade ou sexo. A primeira dose pode ser dada logo no primeiro mês de vida e um reforço com 30 dias, depois poderá ser realizada anualmente. (Ascom Adapec)