Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dez peças teatrais foram escolhidas para participar do quinto Festival de Esquetes da Aldeia Jiquitaia – Mostra Cultural do Sesc Tocantins. As apresentações ocorreram na noite de sábado, 25 de julho, premiando os participantes, na mesma ocasião, em oito categorias. Os artistas do Grupo Artpalco, de Araguaína, ganharam os prêmios de melhor ator e atriz, melhor cenografia e 3ª melhor esquete. O evento foi realizado no Teatro Sesc Palmas. 

Os demais prêmios foram: 1º e 2º lugar para as melhores esquetes, melhor diretor e melhor maquiagem e/ou caracterização do personagem. Nesta edição do festival foram escolhidos seis esquetes de Palmas e quatro de Araguaína, as produções que representaram a cidade são do Grupo Artpalco. O objetivo do festival é dar chance para os grupos teatrais do Estado mostrarem seu talento e trabalho, além de contribuir para a formação do gosto por teatro e fomentar a pesquisa e discussão sobre as artes. 

Para o ator e diretor do grupo Artpalco, George Henrique Silva, a premiação mostra a força do teatro Araguainense. “Estou muito feliz em mais uma vez o grupo ser reconhecido. Temos o nosso público como principal incentivador, por isto destaco a importância de continuarem prestigiando as apresentações locais, criando o hábito de frequentar o teatro e divulgando o nosso trabalho”, disse. 

A atriz Tatiane Cristina fala da participação no festival como vitrine para Araguaína. “A gente mostra para todo o Estado que aqui nós também fazemos cultura, é uma forma de trazer os olhares para o interior e quem sabe assim despertar o interesse de maior apoio, principalmente financeiro, na cultura da nossa cidade. É também um estímulo para que a gente estude e trabalhe mais para que a cada dia consigamos trazer mais prêmios”, ressalta.

Esquetes

O público de Araguaína poderá conferir uma apresentação especial das esquetes no próximo dia 30 de julho, no Espaço Artpalco, na programação de férias do mês de julho, que contará também com apresentação da peça teatral “Casos Insanos”. O valor do ingresso será a preço popular de R + 1kg de alimento não-perecível. Os alimentos serão destinados à Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório, um orfanato mantido pela Prefeitura de Araguaína para receber crianças em situação de risco, encaminhadas pelo Conselho Tutelar e pelo Poder Judiciário.  

Esquetes são peças de curta duração, geralmente de caráter cômico e com grande capacidade de improvisação. As peças apresentadas pelo Grupo Artpalco foram: A falecida, Assim Caminha a Humanidade, Palhaço Mau Mau e Wanda; com roteiros que refletem sobre morte, amor e o humor negro de personagens conhecidos como o palhaço.

A Falecida (interpretada pela atriz Tatiane Cristina) conta rapidamente o drama de uma mulher obcecada pela ideia da morte e assim ter um enterro de luxo para compensar a sua vida simples e miserável. Ao saber que tem uma boa saúde, fica totalmente abalada, mas ainda assim já começa a pensar nos detalhes do seu tão sonhado funeral. 

Assim caminha a humanidade (interpretada pelos atores George Henrique e Paulo Egídio) é um ensaio poético sobre o amor,conta a história de duas pessoas que numa situação limítrofe da vida, discutem uma visão sobre a vida, a morte e o amor. Um trabalho que busca provocar o público em fazer uma reflexão em questões tão inerentes ao ser humano. 

Palhaço (interpretada pelo ator George Henrique) e Wanda (interpretada pela atriz Tatiane Cristina) são dois textos de humor negro. As esquetes falam das histórias desses dois personagens com crianças e tratam assuntos como educação, bullyng, preconceito, entre outros.