Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Para garantir condições de trabalho mais seguras à população economicamente ativa no Tocantins, a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) tem empenhado esforços na orientação de empregadores e trabalhadores e no monitoramento de ambientes suscetíveis a acidentes de trabalho. O esforço pela prevenção e vigilância pela saúde do trabalhador ganha mais força nesta segunda-feira, 27, quando se comemora o Dia Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho.

Segundo a gerente estadual de Vigilância da Saúde do Trabalhador, Salete Klein, o empenho é para que através das capacitações e suporte para a rede de saúde os técnicos sejam capazes de prestar bom atendimento ao usuário vítima de acidentes e registrá-los nos sistemas de informação da saúde. A partir dessas informações as equipes de Vigilância em Saúde no Estado e nos municípios realizam ações de prevenção e promoção da saúde nos ambientes de trabalho. Esse trabalho é realizado através de inspeções em empresas e de ações conjuntas com outros órgãos e instituições parceiras, como o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Secretaria de Ação Social e Emprego (Setas), através do Sine com o Programa Tocantins do Trabalho Decente, e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Segundo Salete, as orientações oferecidas nas atividades educativas com estes parceiros, aos empregadores e trabalhadores no ambiente de trabalho, colaboram com a prevenção de acidentes de trabalho e na promoção da saúde dos trabalhadores.

“Entretanto, diferentemente do Ministério do Trabalho, o SUS tem sob sua responsabilidade todos os trabalhadores do estado, o que desafia no trabalho da saúde a preocupação especial com grupos de trabalhadores mais vulneráveis, aqueles sem vínculo empregatício, os informais, os expostos a trabalho precário  e o trabalho infantil.  A preocupação também é maior para alguns ramos produtivos e situações de trabalho a exemplo do trabalhador do campo, da construção civil, dos profissionais de saúde e aqueles expostos a acidentes no trânsito, uma das maiores causas de acidentes de trabalho no Estado”,  acrescenta Salete.

Ocupação x acidente

No Tocantins, em relação às ocupações o histórico de acidentes notificados mostra que os técnicos em enfermagem são a maioria das vítimas no período de 2007 e 2014. Foram 1.813 acidentes envolvendo estes profissionais. Em seguida, os trabalhadores da agropecuária (1.408) e os trabalhadores da construção civil (975) neste mesmo período. Em quarto lugar estão os motoristas, vítimas de 503 acidentes de trabalho registrados entre 2007 e 2014.

“Esses profissionais estão expostos a tipos de acidentes mais preocupantes, em que é necessário o afastamento das atividades laborais, deixam sequelas graves quando não ocasionam óbito. Já a exposição a material biológico, que comum no trabalho em saúde, sujeita esses trabalhadores a doenças graves que tem sido recorrentes e necessitam de muito tempo para o tratamento ou seguimento do paciente uma vez acidentado”, explica a gerente.

O risco de morte por acidente de trabalho, em geral, está relacionado aos dois últimos tipos de ocupação em e quase sempre envolvendo quedas no trabalho em altura, eletrocussão e acidente no trânsito, acrescenta Salete. “Isso pode estar associado às condições precárias de trabalho, por vezes, terceirizado ou autônomo. Em todos os casos, no entanto, quase sempre está envolvido o fator pressão por tempo e produtividade.

Atividade econômica

No Tocantins, dados da Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Estado mostram que, observando o tipo de atividade econômica exercida pelo trabalhador acidentado, os trabalhadores da área da saúde e serviços sociais são as maiores vítimas. Segundo os dados, entre 2011 e 2014, foram notificados 1.039 acidentes envolvendo este tipo de atuação profissional.

No mesmo período foram notificados 1.068 acidentes com trabalhadores do ramo da agricultura, pecuária, silvicultura ou exploração florestal. Os dados mostram ainda que no ramo da construção 372 acidentes envolvendo trabalhadores foram registrados. Enquanto que no ramo de indústrias de transformação, no mesmo período, outros 330 acidentes foram notificados.

Qualquer trabalhador sujeito a condições inapropriadas de trabalho ou vítima de algum acidente pode pedir orientação ou auxílio e exigir a notificação por acidente de trabalho  e também nas seguintes situações:

•       acidentes com exposição a material biológico relacionado ao trabalho (como sangue e fluidos corporais);

•       acidentes de trabalho com mutilação;

•       acidentes de trabalho em crianças e adolescentes;

•       acidentes de trabalho fatais;

•       câncer relacionado ao trabalho (consequência da exposição a agentes carcinogênicos);

•       dermatoses ocupacionais (alterações da pele mucosas relacionadas ao trabalho);

distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort);

•       perda auditiva induzida pelo ruído;

•       pneumoconioses relacionadas ao trabalho (causadas pelo acúmulo de poeira nos pulmões);

•       transtornos mentais relacionados ao trabalho;

•       intoxicações exógenas (por substâncias químicas).

•       lesão por esforço repetitivo (LER);

•       intoxicação Exógena Relacionada ao trabalho.

Dúvidas e orientações podem ser obtidas pelo saudetrabalhadorto@gmail.com e  trabalhador@saude.to.gov.br . (Ascom Sesau)