Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Produtores, diretores e demais profissionais do cenário audiovisual de todo o Brasil podem inscrever obras na terceira edição do Festival de Audiovisual de Belém (FAB), que será realizado entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro, no Cinema Olympia, na capital paraense. Este ano, o festival apresenta apenas mostras não competitivas, organizadas em sete categorias. São elas: “Curta Metragem”; “Videoclipe”; “Propaganda Publicitária Audiovisual”; “Videoarte”; “Vídeo-minuto”, “Vídeos de bolso” e “Crítica de Audiovisual Brasileiro”.

“Apesar de não ser competitivo, o FAB pretende incentivar o crescimento audiovisual não apenas em Belém, mas em todo o Brasil”, explica o idealizador do FAB, Enderson Oliveira. Tendo em vista as duas primeiras edições, Oliveira acredita que o evento está se consolidando e cumprindo com a proposta do slogan “Audiovisual vai além. Audiovisual vem pra Belém”.

“O público tem correspondido muito bem, os produtores idem e esse retorno vai além da premiação, pois percebemos que eles tem uma vontade de mostrar o trabalho, conhecer diversas obras e ver o que há de mais novo sendo produzido no país. Esse objetivo será sempre mantido, é uma das nossas grandes marcas”, complementa. Em dois anos, o FAB já recebeu aproximadamente 130 obras de 14 estados brasileiros,  e também de países como Cuba, EUA e França.

Como participar

As inscrições para o FAB 215 podem ser feitas tanto pela internet quanto pelo correio até o dia 11 de setembro. Informações como endereços e formato dos arquivos podem ser encontradas no edital do festival, que está disponível em http://www.portal-fab.com/p/edital.html. As inscrições são gratuitas e somente é permitida a participação de pessoas físicas.

Sobre o evento

Criado em 2013, o Festival de Audiovisual de Belém – FAB é uma realização do CLIC- empreendimento sociocultural especializado na promoção, organização e produção de cursos livres e eventos acadêmicos e culturais em Belém do Pará. Amplo e diversificado, o FAB procura incentivar a produção técnica e conceitual do audiovisual, e também colaborar com a inserção de Belém na geografia nacional da produção contemporânea. Como parte da programação, há também o Seminário de Audiovisual de Belém, encontro gratuito que apresentará discussões sobre diversos temas ligados à produção audiovisual, que também serv como ponto de encontro para que o público e produtores possam dialogar e trocar experiências.