Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Dirceu Leno

Para comemorar os 157 anos de história, cultura e tradição, a Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer com o apoio da Secretaria da Mulher, realizou as festividades alusivas a mais um ano de emancipação política, tendo ao longo da semana uma programação recheada de atividades esportivas, escolha da Garota Verão 2015, missa em ação de graças e shows na Beira Rio.

A Banda Forró Fama de Rei, Missão Sacramento, Henrique e Jordão, Dimensão Mais e Simone e Simaria deram um brilho especial à festa de aniversário deste ano, que bateu recorde de público, reunindo mais de 25 mil pessoas no Show das Coleguinhas. Para a equipe organizadora, o evento superou todas as expectativas.

Figurando como a 9ª maior cidade do Tocantins, Tocantinópolis vem se destacando ao longo desses últimos anos como um município próspero, acolhedor e sem sombra de dúvidas uma cidade cada vez mais amada pelos seus filhos.

“Estamos felizes pelo grande evento realizado este ano. Tivemos uma programação com atividades esportivas, missa e shows. O Show das Coleguinhas foi um presente para os munícipes de Tocantinópolis e também para as pessoas das cidades vizinhas, pois nessa época recebemos milhares de visitantes, bem como os filhos da cidade que moram fora e que vem visitar seus parentes e aproveitam para comemorar juntos essa data festiva. Foi um grande show e com certeza vai ficar marcado na memória de todos. Desejamos que Tocantinópolis seja sempre uma cidade próspera e que cresça junto com seus munícipes”, disse o prefeito Fabion.

A festa teve início ainda na sexta-feira, dia 24, com a final da Copa Beira Rio de Futsal Masculino e Feminino. Na manhã do sábado, 25, teve as finais das Competições de Futevôlei e Vôlei, pela tarde houve a corrida de 100 metros e em seguida a escolha da Garota Verão 2015, na Praia da Santa e encerrando as comemorações do dia, houve a apresentação da Banda Forró Fama de Rei.

No domingo, 26, pela manhã teve a tradicional Corrida de Rua com percurso de 5 km, tendo a participação de vários atletas dos Estados do Tocantins e Maranhão. À noite teve a missa em ação de graças celebrada pelo Bispo Dom Giovane. Durante a cerimônia houve a participação especial da Banda Municipal que entoou o cântico de parabéns aos 157 anos da cidade, após este momento o público teve a oportunidade de saborear um delicioso bolo doado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Depois foi a vez da Banda Missão Sacramento se apresentar aos presentes no palco principal, louvando a palavra de Deus com músicas sacras emocionando a todos com as mensagens em reverencia a Cristo Jesus. Encerrando as festividades do dia, a dupla sertaneja Henrique e Jordão se apresentou ao público, cantando os rits universitários e os tradicionais modões sertanejos.

Já na segunda-feira, 27, no último dia de festividades, a Banda Municipal fez uma apresentação especial e, fazendo a abertura do Show das Coleguinhas, a Banda Dimensão Mais tocou vários ritmos, deixando o público mais ansioso para o grande show da noite.

Um pouco antes da meia noite o prefeito Fabion Gomes (PR) saudou a multidão de mais de 25 mil pessoas que estava na expectativa do tão aguardado show das irmãs Simone e Simaria. O prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes esteve acompanhado da primeira-dama, Clemilda Borges; do prefeito da cidade de Porto Franco-MA, Aderson Marinho; do suplente de deputado Federal, Deoclides Macedo; dos vereadores Zullias Amoury, Aderson Buxim, Eleny Araújo, Vicente Morais e Zé Raimundo; do secretário de Cultura, Mazhin Arruda, da secretaria de Administração Cristiane Oliveira, dentre outros.

Na sequência, o prefeito Fabion juntamente com as demais autoridades políticas, cantou acompanhado do Hino da Cidade, os parabéns ao município. A queima de fogos foi um show de cores, ritmos e efeitos especiais alegrando o público que lotou toda a orla da Beira Rio. Em seguida, Simone e Simaria, a dupla mais aguardada de todos os tempos subiu ao palco levando as pessoas ao delírio com suas músicas dançantes e sofrentes.

As Coleguinhas fizeram a alegria de seus fãs com as novas músicas de trabalho: “Meu Violão e o Nosso Cachorro”, “Reparação”, “Quando o Mel é Bom”, “Não Vou Mais Atrás de Você”, “Pássaro Noturno”, dentre outras. Após as duas de show, a banda Dimensão Mais retornou ao palco e tocou até o amanhecer do dia, terminado com a tradicional alvorada pelas principais ruas da cidade. Simplesmente foi um show para ficar na história de Tocantinópolis.