Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Jadiel Araújo Pereira

O Colégio Militar de Palmas formalizou uma parceria inédita no Brasil com a Microsoft Corporation, empresa multinacional americana que desenvolve, fabrica, licencia, apoia e vende softwares de computador, produtos eletrônicos, computadores e serviços pessoais. A parceria decorre da iniciativa do professor do Curso Técnico de Informática em Redes, Plínio Bezerra da Silva.

Por meio de um projeto de melhoria do laboratório de informática, foi enviada para a Microsoft uma solicitação para a aquisição das licenças de softwares necessárias para a capacitação dos alunos. Inicialmente a resposta da multinacional não foi favorável, mas a persistência do professor Plínio acabou por ter êxito.

Após o enfrentamento de uma série de barreiras burocráticas e também da língua, o projeto foi aprovado junto à empresa e agora o Colégio Militar dispõem de mais de 300 softwares para serem usados pelos alunos, professores e funcionários, cujo uso pode ser estendido às demais áreas da Polícia Militar, bem como ao uso doméstico dos estudantes. Isso representa um valor em torno de R$ 1 milhão de reais em economia para o Colégio Militar. O contrato estipula um prazo de uso pelo período de um ano, prorrogáveis por mais um, sendo possível estender a parceria por tempo ilimitado.

Segundo o professor, o grande ganho será no que tange ao combate à pirataria, pois os alunos serão conscientizados a esse respeito, bem como o ensino disponibilizado no curso terá um grande incremento em qualidade. “Nossos alunos e a instituição como um todo irão ganhar em conhecimento com ferramentas atualizadas para o aprendizado, podendo competir de forma vantajosa no mercado de trabalho”, explica o professor.

O diretor do Colégio Militar, major Raimundo Nonato Dias de Sousa, ressalta que essa parceria é a primeira nesse sentido entre outras instituições militares de ensino no Brasil. “Esse resultado representa um redimensionamento dos nossos cursos de informática. Trabalhávamos com outro software livre que gerava certa dificuldade para os alunos quanto ao desempenho. Agora será possível capacitar os estudantes de forma a prepará-los para serem competitivos no mercado. Já estamos preparando-os para desenvolverem aplicativos e programas, com outras inúmeras possibilidades. Além do ganho pedagógico, tivemos uma importante conquista para a Polícia Militar como um todo, graças à iniciativa e empenho do nosso professor, que não aceitou não como resposta e soube mostrar nosso potencial aos parceiros”, concluiu o major.