Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) em parceira com o Ponto de Cultura Ideia Cultural, lança o Programa de Aperfeiçoamento em Práticas Artísticas com doze cursos gratuitos destinados a artistas profissionais e jovens estudantes de artes interessados em expandir suas práticas. As inscrições estarão abertas de 03 a 14 de agosto no IDEIA Cultural (na Quadra 603 Sul, alameda 5, lote 2A), em horário comercial. Para se inscrever é preciso apresentar a cópia do RG e comprovante de residência.

O Programa de Aperfeiçoamento em Práticas Artísticas é mais uma ação que objetiva promover o desenvolvimento humano através da arte, além de contribuir com o fortalecimento da cidade no cenário cultural. O Programa é uma extensão do projeto Centro de Criatividade, desenvolvido pela FCP desde 1997 com o objetivo de proporcionar acesso da comunidade palmense ao ensino em artes. O projeto já atendeu mais de 20 mil alunos desde sua implantação oferecendo cursos gratuitos nas áreas de artes cênicas, artes visuais e música.

Os cursos de aperfeiçoamento oferecidos são: Práticas Cênicas, Artes Visuais, A Escrita no Processo Artístico, Teatro Musical, Capacitação para Professores de Ballet Clássico, Ballet Clássico, Canto, Grupo de Estudo do Piano, Piano, Dança Contemporânea, Desenho e Ateliê Ideia.

Sobre os Arte-Educadores

Aline Martins é mestre em música pela UniRio e bacharel em música com especialização em piano pela Universidade de Brasília. Atua como pianista em diversas vertentes. Em Palmas, tem atuado em grupos que realizam recitais didáticos, formação de plateia e criação de repertórios originais.

Cláudio Montanari é Bacharel em Desenho e Artes Plásticas, Especialista em Design para Estamparia pela UFSM. Artista Visual atuante, já representou o Tocantins com suas obras em vários estados federativos. Cláudio Montanari tem sua poética baseada nas relações do homem, seu cotidiano e o ambiente, retratadas nos últimos anos, através das instalações artísticas “Embalagem” (2008), “Controle” (2010), “Nexo casual?” (2013), “Na Estrada – Seres Mortorizados” (2013).

Daniela Perez Mestre em Práticas Cênicas e Cultura Visual pela Universidade Castilla La-Mancha, Espanha. Especializada em Psicologia Transpessoal com Abordagem Corporal pelo Instituto Serra da Portaria-GO e graduada em Licenciatura Plena em Dança pela Faculdade Paulista de Artes-SP. Atuou em diversas Cias como bailarina, é artista-criadora desde 2002 com projetos desenvolvidos em dança, performance, arte sonora, site specific, vídeo e instalação apresentados no Brasil e na Espanha. Possui experiência em ballet clássico (Método Royal, Vaganova, Cubano e Checceti), dança moderna e contemporânea. Desenvolve obras imersivas em dança através de arte sonora e visual baseados em sua pesquisa em coreografia expandida e movimento virtual.

Elton Fialho é artista, professor e bailarino. Graduado pela Universidade do Estado do Amazonas como Bacharel em Dança, especializado em Metodologia do Ensino superior. Iniciou seus estudos em dança no ano de 2002. Possui experiência em Dança Clássica, Dança Moderna, Dança Contemporânea, Jazz, Dança Aérea, Dança Flamenca e Danças Urbanas. Fez parte de Cias de Dança GitanosdelFuego, Manaus Dança de Rua, Labocorpo, Corpo de Dança de Porto Seguro, Balé Folclórico do Amazonas. É coreógrafo e professor do Balé da Cidade de Palmas, diretor da AcroLife Cia. de Artes e Enjoy Cia. de Dança.

Helena Zica é cantora lírica, bacharel em canto pela UFG e especialista em Música Brasileira do século XX pela mesma Instituição. Como cantora, representou a cidade de Palmas em diversos concertos e recitais por todo o Brasil.

Marina Boaventura é artista visual e arte-educadora, possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Especialização em Filosofia pela FAFIPA/UNICAMP e Especialização em Ensino de Artes Plásticas pela UFU. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em performance, assemblage, objeto, instalação, site specific e novas linguagens. (Secom Palmas)