Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Luciano Ribeiro Hortifruti e produção agroecológica terão visitas a hortas e palestras direcionadas Hortifruti e produção agroecológica terão visitas a hortas e palestras direcionadas
  • Na programação a Cadeia produtiva de mandioca será tema de Dia de Campo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) e instituições representativas do setor rural realizam durante o mês de agosto, uma vasta programação intitulada de “Agosto Verde”.

O objetivo é atender as demandas nas áreas de assistência técnica e extensão rural, com foco na conservação do meio ambiente, nas unidades agrícolas, na pecuária lucrativa e na criação de comunidades agrícolas prósperas, com a finalidade de promover as cadeias produtivas da mandioca, do leite, aves e pescados e as hortas rurais e urbanas, no município de Palmas. Na programação, palestras, oficinas e dias técnicos.

De acordo com o zootecnista da Seagro, Alan Oliveira, as atividades do evento buscam atender as demandas dos participantes nas diversas atividades agropecuárias. “É uma oportunidade dos produtores capacitar e aprender novas práticas, adequar às novas tecnologias, visando o crescimento da produção agropecuária”, ressalta.

Segundo Alan Oliveira o “Agosto Verde” espera criar uma cultura de planejamento junto ao pequeno produtor rural, onde além de levar conhecimento, apresentar também as tecnologias disponíveis. A meta dos organizadores é atingir mais de três mil produtores rurais de Palmas, e capacitá-los para que a produção local seja capaz de atender a demanda da cidade, de forma rentável e competitiva.

O evento contará também com a participação da Embrapa, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), UnitinsAgro, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet).

Seagro

Na programação, técnicos da Secretaria da Agricultura do Estado participam com atividades técnicas nos dias: 12, 14 e 20 de agosto. Uma das atividades será o “III Encontro de Confinamentos de Bovinos”, no dia 14, a partir das 8 horas, no auditório da Seagro, em Palmas.

Programação

Data: 08/08/2015

Horticultura

Local: Região do Taquaruçu Grande

Atividades: Visitas às hortas atendidas pela Ater Intensiva em Horticultura, visita à feira do produtor em Taquaruçu Grande, palestras sobre irrigação, controle alternativo de pragas e doenças, uso de EPI’s e uso correto de defensivos agrícolas.

Responsáveis: Luiz Antônio Santana Neto (Seder), Antônio Luiz (Seder), Pimentel (Ruraltins), Valdivino (Ruraltins).

Data: 12/08/2015

Agroecologia

Locais: Unidade de Compostagem, Feira da 304 Sul, Visita ao Sítio Taquari

Atividades: Visita ao núcleo de compostagem da Seder, palestras sobre produção e uso de compostagem, controle alternativo de pragas e doenças, defensivos alternativos e uso de EPIs e visita à feira agroecológica na 304 Sul.

Responsável: Amanda Oliveira Santos (Seder), Marta Barbosa (Seagro), Driely (Ruraltins), Tony (MDA)

Data: 14/08/2015

III Encontro de Confinamento de Bovinos

Locais: Auditório da SEAGRO

Responsável: Seagro (Apoio Seder)

Data: 18/08/2015

Produção de Leite e Agroindústria

Local: Chácara 147 – Taquaruçu 2ª Etapa – Dirceu Martins de Azevedo

Atividades: Palestra sobre o uso de silagem na alimentação de gado leiteiro em época de seca, piquetes rotacionados, produção de queijo, importância do Serviço de Inspeção Municipal-SIM na agroindústria.

Responsáveis: Roberto Carvalho (Seder), Claudio Sayão (Seder), Wesley (SIM-Seder).

Data: 20/08/2015

Circuito Agrotins

Local: Centro Agrotecnológico de Palmas - Agrotins

Atividades: Seminário de Avicultura, visita à unidade de frango caipira, palestras sobre feno em pé, horticultura, melancia, milho, visita à unidade de gado leiteiro, visita à unidade de integração lavoura pecuária floresta e à unidade de produção de manivas de mandioca (Reniva).

Responsáveis: Roberto Carvalho (Seder) Claudio Sayão (Seder), Hélio de Souza (Ruraltins), Alan Oliveira (Seagro) e Edmilson Rodrigues (Ruraltins).

Data: 28/08/2015

Dia do Peixe

Local: Chácara do Mineirinho e Área do Condomínio Aquícola São Pedro

Atividades: Criação de peixes na modalidade Bag Fish, lançamento do Condomínio Aquícola São Pedro.

Responsáveis: Roberto Sahium (Seder), Wender (Seder), Maíra (Seder), Adilson (Condomínio São Pedro).

Data: 29/08/2015

Cadeia Produtiva da Mandioca

Local: Chácara 03 Irmãos – Francisco Galvão.

Atividades: Dia de Campo em unidade de avaliação de variedades, palestra sobre feno de mandioca, oficina de fabricação de pães, macarrão e tapioca à base de mandioca.

Responsáveis: Luiz Neto (Seder), Gustavo (Embrapa), Edmilson Rodrigues (Ruraltins) Tião (Amil). (Ascom Seagro)