Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A ministra da Agricultura, senadora Kátia Abreu (PMDB), lançou nesta segunda-feira, 3, a pedra fundamental do Complexo Agroindustrial de Ovinocultura de Aliança do Tocantins e disse na oportunidade que tem certeza que até o final do ano o Brasil será outro País. “Tenho certeza de que até o final do ano o Brasil vai ser outro Brasil. Não é a primeira nem será a última vez que passamos por isso. A agricultura está fora da crise política”. 

O complexo de Aliança é viabilizado com verba da parlamentar e apoio da Prefeitura Municipal, Sebrae, Banco da Amazônia, Banco do Brasil e governo do Estado. Kátia Abreu também viabilizou emenda parlamentar para a construção de uma fábrica de rações no município. “Vamos montar uma cooperativa, vai ser um frigorífico com uma gestão privada”, disse a ministra.

Ainda pela manhã, a ministra Kátia Abreu e o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Henneman, assinaram convênio com vistas à implementação do Complexo Agroindustrial de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da cadeia de Ovinocultura. O ato se deu durante seminário realizado pelo Sebrae no Clube Social Feminino de Aliança com a presença de cerca de 1.500 produtores rurais.

Participaram do encontro a ministra, senador Donizete Nogueira (PT), deputados estaduais Vanderlei Barbosa (SD), José Roberto Forzani (PT), Rocha Miranda (PMDB) e Toinho Andrade (DEM) e o presidente da Federação da Agricultura, Paulo Carneiro. 

Os prefeitos de Gurupi, Laurez Moreira, de Paraiso do Tocantins, Moisés Avelino, de Porto Nacional, Otoniel Andrade, de Taipas, Joaquim Carlos e de Aliança, José Rodrigues, também participaram do evento. O secretário estadual da Agricultura, Clemente Barros, representou o governador Marcelo Miranda. Também participaram do encontro o superintendente da Conab no Tocantins, Jalbas Manduca e o delegado federal da Agricultura no Estado, ex-deputado estadual José Geraldo de Melo Oliveira, junto com superintendentes regionais do Banco da Amazônia, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

A ministra reafirmou a decisão da presidente Dilma Rousseff de dar total apoio à região do Matopiba. A implantação de um frigorífico de ovinocultura em Aliança se insere dentre as medidas do Ministério para incentivar os produtores do Estado. “Este frigorífico é da região Sul do Estado, assim como iremos construir um armazém da Conab na plataforma da Ferrovia Norte-Sul em Gurupi”, disse a ministra, para a comercialização de grãos. “A ferrovia precisa ser ativada, não pode ser apenas um caminho de passagem”, discursou a Ministra, salientando a necessidade de dar valor agregado à obra nas suas plataformas de Gurupi, Colinas e Porto Nacional.

Kátia também comprometeu-se a auxiliar na reativação de um frigorífico de peixe em Aliança, que está paralisado, com os produtores cobrando apoio dos órgãos públicos para o seu funcionamento. “Vamos trabalhar para reabrir este frigorífico que vai atender também toda a região Sul do Estado”, disse a Ministra, informando, ainda, o apoio do Ministério na formação de tanques escavados necessários à produção de peixe. “Vamos destinar retroescavadeiras para a formação de tanques escavados na região Sul”, informou a ministra.

Ela discorreu, ainda, sobre os projetos que podem ser viabilizados com o Matopiba. “Queremos que nossa região possa ter um tratamento especial de acordo com sua importância”, disse a ministra, salientando a implementação de projetos fundados na aplicação de ciência e tecnologia, mão de obra especializada e agricultura de precisão. “A inclusão dos pequenos produtores no processo produtivo”, defendeu Kátia Abreu.

A ministra também antecipou que até o mês de outubro o Ministério da Agricultura terá licitado perfuratrizes para a perfuração de poços artesianos. “Na região Sudeste do Tocantins nós vamos trabalhar dia e noite para fazer poços artesianos”, concluiu a ministra.