Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da Gerência de Educação Especial abriu nesta segunda-feira, 3, as inscrições para os profissionais da educação, que desejam participar dos cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos níveis: iniciante, intermediário e avançado; e Sistema Braille e Tecnologia Assistivas. As inscrições seguem até a próxima sexta-feira, 7. Para a comunidade em geral, as inscrições ocorrerão de 10 a 14 de agosto.

Ambos os cursos têm carga horária de 120 horas. No total, 155 vagas serão ofertadas para profissionais da educação e comunidade em geral. Para cada nível do curso de Libras, serão disponibilizadas 25 vagas. No curso de Braille, serão disponibilizadas duas turmas com 25 vagas. Além disso, a Seduc estenderá 30 vagas para Libras, nível iniciante, destinadas à Escola Estadual Novo Horizonte.

De acordo com a gerente de Educação Especial da Seduc, Paola Regina Martins Bruno, os cursos são gratuitos e voltados inicialmente para educadores e profissionais da educação a partir da segunda semana, caso haja vagas remanescentes, as aulas serão abertas ao público em geral. “Os alunos que passam pelos três níveis de Libras adquirem um nível bom de comunicação. Além disso, os concluintes do curso de Braile saem aptos à leitura, escrita e a ensinarem crianças a prática da comunicação”, explicou.

A previsão é que as aulas, realizadas no Anexo II da Seduc, comecem no dia 17 de agosto e terminem no dia 25 de novembro deste ano. Os interessados em participar, devem ir até o prédio da Gerência de Educação Especial, situado na 103 Norte, Avenida JK, Lote 45,  munidos dos documentos pessoais.