Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Chico Sisto

Foto: Chico Sisto

O presidente da Câmara de Palmas (CMP), vereador Folha (PSDB), anunciou nessa terça-feira, 25, a implantação de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva nas transmissões das sessões e no site da CMP. O objetivo da iniciativa é promover a inclusão social e permitir que mais pessoas possam acompanhar as atividades legislativas. O anúncio foi feito durante a sessão solene em comemoração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na solenidade, Folha destacou a importância da Libras no desenvolvimento da cidadania e comunicação diária das pessoas com deficiência auditiva. "A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como um meio de comunicação e expressão, garantindo o acesso das pessoas surdas à educação, à cultura e à vida política da sociedade. Seu reconhecimento como uma língua oficial do Brasil é um passo importante na garantia dos direitos das pessoas surdas e na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.", ressaltou o presidente da Casa.

E foi em seu discurso que o vereador Folha explicou que vai implantar recursos de acessibilidade nas transmissões das sessões, permitindo que pessoas com deficiência auditiva acompanhem as discussões legislativas. Além disso, de acordo com ele, o site da CMP contará com uma ferramenta automática de tradução e um dicionário de termos políticos dedicado às pessoas surdas, facilitando o acesso e entendimento de informações.

"Estamos aqui não apenas para criar leis, mas também para facilitar o acesso dos cidadãos ao Parlamento e, por isso, vamos garantir mais acessibilidade às nossas transmissões e implantar em nosso site recursos que permitam uma melhor comunicação com a população", explicou Folha, concluindo que a implantação dos novos recursos deve ser feita até o fim do ano.

Com essa iniciativa, Folha, na condição de presidente da Câmara Municipal de Palmas e autor do requerimento para a realização da Sessão Solene, reforça seu compromisso com a acessibilidade e a inclusão social das pessoas com deficiência auditiva, buscando permitir que mais cidadãos possam participar ativamente da vida política da Capital.

Homenagem

O presidente da Casa prestou homenagens às lideranças da Comunidade Surda Tocantinense. Foram homenageados o professor da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), João Mendes Filho, a professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Roselba Gomes de Miranda, a professora da Seduc, Amoriana Araújo e a senhora Cláudia Regina Papalardo Arantes. 

Luta por inclusão

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é fundamental para a comunicação da comunidade surda no Brasil. Sua história se entrelaça com a dos surdos no país, e sua regulamentação como um idioma oficial ocorreu apenas em 2002, quase 10 anos após um projeto de lei que buscava esse reconhecimento ter sido apresentado pela primeira vez. A partir desse momento, iniciou-se um movimento em defesa da educação dos surdos e do uso legítimo da Libras. A insistência e a luta pela aceitação da língua de sinais foram fundamentais para que a Libras voltasse a ser reconhecida e valorizada, garantindo aos surdos o direito à comunicação plena e efetiva em todos os aspectos da vida social e política.