Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Doris de Miranda é conselheira do Tribunal de Contas do Tocantins

Doris de Miranda é conselheira do Tribunal de Contas do Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Doris de Miranda é conselheira do Tribunal de Contas do Tocantins Doris de Miranda é conselheira do Tribunal de Contas do Tocantins

A conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), Doris de Miranda Coutinho, toma posse nessa quarta-feira, 5, como Membro Honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) em razão da aprovação do seu nome após a indicação feita por Técio Lins e Silva, presidente do instituto. A cerimônia ocorre na sede do IAB, no Rio de Janeiro, às 18h.

O Instituto dos Advogados Brasileiros é formado por um grupo de renomados juristas brasileiros desde a sua criação que ocorreu no ano de 1843, contando hoje com 172 anos.

No nascimento da República, o IAB cessou suas atividades internas para redigir a primeira Constituição republicana (1891). Por conseguinte, até meados do século XX, grande parte do sistema normativo, bem como o melhor pensamento jurídico pátrio transitaram pelo IAB, além de organizar os advogados como entidade de classe.

Somente na década de 1930, com a criação da OAB, é que o instituto deixou de se preocupar com especificidades da categoria dos advogados e direcionou seus esforços em sua vocação precípua: pensar juridicamente o Brasil.