Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Dirceu Leno

Pela primeira vez na história, a centenária Tocantinópolis recebe a imagem peregrina de Senhora Aparecida. A réplica foi recepcionada com festa por inúmeros fiéis no portal de entrada da cidade, na noite dessa segunda-feira (10), no Bairro Alto Bonito.

Durante os 5 dias que a imagem ficará na cidade, haverá uma extensa programação de fé e devoção, com visitas às escolas, igrejas, creches, órgãos públicos, unidade e hospital de saúde.

A visita faz parte do projeto “Jubileu 300 anos de bênçãos”, do Santuário Nacional de Aparecida, em preparação para a comemoração dos 300 anos, em 2017, da aparição da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba, em São Paulo.

Após ser recebida pelo prefeito Fabion Gomes; vice-prefeito, Eurivaldo Gomes; vereadores; secretários municipais; por autoridades e pela comunidade, a imagem de Nossa Senhora Aparecida saiu em carreata pelas principais ruas de Tocantinópolis, seguindo até a Catedral, onde centenas de fiéis aguardavam a imagem peregrina da Padroeira do Brasil.

Com celulares na mão, os fiéis disputavam espaço para o melhor registro da imagem no momento da chegada à Igreja Matriz. Como a cidade de Tocantinópolis está em festejo em honra à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Consolação, foi celebrada ao ar livre pelo padre Tadeu, de Araguaína e concelebrada pelo Pe. Miguel, pároco de Tocantinópolis, uma missa para acolhida da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Seguindo a agenda de peregrinações, na manhã desta terça-feira (11), a imagem esteve no Hospital Municipal José Sabóia e a tarde na Igreja Santos Reis. A réplica ficará em Tocantinópolis até dia 15 de agosto.