Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No próximo sábado, 15, acontece a abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite na Unidade de Saúde da Família da Quadra 503 Norte em Palmas, a partir das 8h30. A vacina está disponível em todas as salas de vacinas do município até o dia 31 de agosto. Palmas possui mais de 19 mil crianças em idade apta a receber as gotinhas da vacina e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 95% deste público. Os postos de vacinação funcionarão no sábado das 08 às 17 horas.

Também acontece neste período a Campanha de Multivacinação para atualização do esquema vacinal ou seja, crianças que necessitam atualizar o cartão de vacinas podem aproveitar este período.

O objetivo da Campanha é manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todo município, "visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país, garantindo assim, a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite", explica diretora de Vigilância em Saúde, Renata Perez, acrescentando que "a utilização da vacina poliomielite oral favorece a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente".

O monitoramento da campanha será realizado por técnicos da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e pela equipe técnica da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização - PNI.

Esta será a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e neste ano comemora-se o 26º ano sem a doença no País, estando livre do poliovírus desde 1990.

Público

Para a Campanha contra Poliomielite o público-alvo são as crianças a partir de seis meses até menores de cinco anos, perfazendo um total de 19.786. A meta a ser atingida é de 95% deste público.

Já para a Campanha de Multivacinação são crianças menores de cinco anos totalizando 22.200 crianças.

No sábado os seguintes Postos de vacinação estarão abertos:

- USF 307 Norte

- USF 403 Norte

- USF 405 Norte

- USF 503 Norte

- USF 603 Norte

- USF 508 Norte

- USF 406 Norte

- Policlínica 108 Sul

- USF 210 Sul

- USF 403 Sul

- USF 712 Sul

- USF 806 Sul

- USF 1004 Sul

- USF 1103 Sul

- USF 1106 Sul

- USF 1206 Sul

- USF Taquari

- USF José Lúcio de Carvalho – Lago Sul

- USF Liberdade – Aureny III

- USF Laurides Lima – Aureny III

- USF Novo Horizonte – Aureny IV

- USF Eugênio Pinheiro – Aureny I

- USF Aureny II

- USF Santa Bárbara

- USF Setor Sul

- USF Bela Vista

- USF Morada do Sol

- USF Santa Fé

-USF Taquaruçu (Secom Palmas)