Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Sesau justifica paralisação dos serviços

Sesau justifica paralisação dos serviços Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Sesau justifica paralisação dos serviços Sesau justifica paralisação dos serviços

O serviço de radioterapia no Estado que funciona no município de Araguaína, norte do Estado, está interrimpido. Segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde- Sesau o motivo é uma pendência de documento relativo ao processo de importação do acelerador linear, máquina utilizada no procedimento de radioterapia. Muitos pacientes aguardam a retomada do serviço.

Segundo a pasta, o Instituto Oncológico Ltda já foi notificado para que sejam mantidos os atendimentos dos 80 pacientes da radioterapia. “A Sesau reforça que a medida é preventiva e cautelar, visando a segurança ao tratamento dos pacientes e reitera que já estão sendo tomadas providências para que haja continuidade no tratamento dos pacientes”, informou a pasta.

Veja nota de esclarecimento da secretaria:

Secretaria de Estado da Saúde

Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que o serviço de radioterapia em Araguaína foi interrompido por uma pendência de documento relativo ao processo de importação do acelerador linear, máquina utilizada no procedimento de radioterapia.

A Secretaria informa ainda que, com a interdição temporária do equipamento de radioterapia de Araguaína, o Instituto Oncológico Ltda já foi notificado para que sejam mantidos os atendimentos dos 80 pacientes da radioterapia.

A notificação exige que seja informado onde os atendimentos passarão a ser realizados e que, caso eles aconteçam fora do Estado, que o Instituto Oncológico Ltda se encarregue dos custos com a transferência dos pacientes e que apresente a documentação necessária para liberação do equipamento.

Tão logo isso ocorra e atenda aos critérios da Vigilância Sanitária Estadual e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),  o serviço poderá ser retomado.

A Sesau reforça que a medida é preventiva e cautelar, visando a segurança ao tratamento dos pacientes e reitera que já estão sendo tomadas providências para que haja continuidade no tratamento dos pacientes.