Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Fernanda, juntamente com a equipe da Seduc, organiza o material que será utilizado durante a oficina

Fernanda, juntamente com a equipe da Seduc, organiza o material que será utilizado durante a oficina Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira Fernanda, juntamente com a equipe da Seduc, organiza o material que será utilizado durante a oficina Fernanda, juntamente com a equipe da Seduc, organiza o material que será utilizado durante a oficina

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza nessa terça-feira, 18, na sala de reuniões do órgão, a uma oficina para capacitação dos coordenadores municipais do Programa Bolsa Família (PBF), na Educação. O encontro está marcado para começar a partir das 8h e contará com a presença de 45 coordenadores do Bolsa Família na Educação de municípios que registraram alto índice de beneficiários não localizados.

A reunião será realizada durante todo o dia, com uma programação voltada à utilização das ferramentas de busca e cadastro de beneficiários. Além disso, parte da oficina deverá abordar a questão da motivação dos estudantes e as causas de fatores como a baixa frequência e o abandono escolar, a negligência das famílias, além da Educação em direitos humanos.

Durante o evento, os coordenadores municipais do PBF que ficaram com índice crítico de beneficiários não localizados, serão sensibilizados para a importância do acompanhamento da frequência escolar dos beneficiados do programa e orientar o planejamento de ações para uma busca ativa aos não localizados, diante das dificuldades levantadas em cada região.

De acordo com a operadora auxiliar do Programa Bolsa Família na Educação, Fernanda Silva Cerqueira, durante a oficina, os coordenadores devem fazer um plano de ação, a fim de suprir as carências detectadas. “Vamos orientar os coordenadores com relação a essas demandas. A intenção é que, após essa oficina, possamos fazer um plano de ação, para suprir carências do sistema”, afirmou. 

Na oportunidade, os gestores também farão uso do sistema operacional, que auxilia na localização de beneficiários, tabulando e qualificando as informações com critérios produtivos ao Bolsa Família. (Ascom Seduc)