Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Júnior Suzuki

Foto: Júnior Suzuki

As crianças menores de cinco anos, que residem na zona rural do município de Palmas, começaram a ser vacinadas contra a Paralisia Infantil (Poliomelite) nesta segunda-feira, 17, a partir das 8 horas.

Duas equipes da Unidade de Saúde da Família, de Buritirana e da zona rural, composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, e médicos começaram a percorrer chácaras, sítios, fazendas e assentamentos e regiões semi-urbanas para vacinar crianças, dentro da faixa etária vacinal, que moram nestas regiões.

Zona Urbana

Já no sábado mais de cinco mil crianças da Capital foram vacinadas durante todo o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. A vacinação acontece até o dia 31 de agosto e está disponível em todas as salas de vacinas do Município. “É importante imunizar as crianças e manter o estado de eliminação da poliomielite no Brasil”, ressalta a coordenadora da Central Municipal de Vacinas (Cemuv), Elayne Katzwinke.

Palmas possui mais de 19 mil crianças em idade apta a receber as gotinhas da vacina e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 95% deste público. E é importante que as mães procurem as Unidades de Saúde da Família, até o final do mês, para vacinarem seus filhos.

O objetivo da Campanha é manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todo Município, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no País, garantindo, assim, a condição de País certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite.

Cronograma de campanha de Vacinação Zona Rural

17/08 – Coqueirinho

18/08 – Jaú

19/08 – São João

20/08 – Santa Fé-Rural

26/08 – Taquaruçu Grande

21/08 – Sgt Walter

24/08 – Santa Terezinha

28/08 – Ponta da Serra

25/08 – Vão do Lajeado (Secom Palmas)