Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

A Defesa Civil Municipal de Palmas promove durante a manhã deste sábado, 22, o Dia D de combate e prevenção às queimadas. O intuito é intensificar ações educativas sobre o tema, além de realizar blitz na zona rural da Capital.

A partir das 7h30, será realizada ação educativa com cerca de 80 alunos do 8º ano da rede municipal de ensino no Parque Cesamar. Segundo o superintendente da Defesa Civil, Iranilto Sales, o momento tem a proposta de incentivar os alunos a se tornarem multiplicadores e incentivadores em suas comunidades de medidas preventivas às queimadas.

O Dia D contará também com fiscalização na zona rural de Palmas, no intuito de detectar áreas vulneráveis a focos de incêndio e possíveis irregularidades. “Serão dez equipes percorrendo toda a extensão da Cidade, entregando material educativo e notificando proprietários, se necessário”, explica Sales.  

Neste ano, segundo dados da Defesa Civil, os meses de junho e julho lideraram  o ranking de focos de incêndio, com respectivamente 118 e 100 focos combatidos. Ainda de acordo com o órgão, a maior concentração ocorreu na região Sul, com 59% dos casos. 

Funcionamento

A Defesa Civil Municipal atua com 40 agentes de prevenção e combate a incêndio que trabalham em escala de 12/36, das 8 às 20 horas. O órgão conta ainda com dois veículos para combate a incêndio, sendo um caminhão de combate, com capacidade para  2 mil litros de água, e outro  com reservatório flexível com capacidade para 400 litros de água,  usado em  locais de difícil acesso. Também são usados abafadores e bombas costais. (Secom Palmas)