Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O espetáculo “João e Maria, uma aventura no Cerrado” acontece nesse sábado, 22, e no domingo, 23, às 19 horas, no Ponto de Cultura Ideia Cultural. O projeto foi contemplado no Edital do Programa  Municipal de Incentivo à Cultura (Promic 2014) e vem emocionando o público.

A história se passa em uma região muito simples do cerrado, onde viviam as crianças João e Maria com o pai e uma madrasta má. Sofrendo por ver sua família passar por necessidades financeiras, o pai das crianças discute com a madrasta que planeja abandonar João e Maria na mata. Mas João, ao escutar a conversa, resolve ir atrás de pedrinhas durante a noite para marcar o caminho de volta e, nesta ida à mata, tem grandes surpresas e conhece personagens ilustres que o ajudarão durante a história.

As apresentações do grupo, além de resgatar os costumes e valorizar a pluralidade cultural, celebram o dia do Folclore, festejado no dia 22 de agosto. O teatro faz uma brincadeira que revisita o clássico, com elementos da cultura popular. Utilizando a linguagem do teatro de animação, técnicas circenses, teatro de bonecos, teatro de sombras, pirofagia, acrobacia aérea e personagens ilustres como a Caipora e o Lobo Guará, aborda o tema com ludicidade e irreverência num espetáculo repleto de musicalidade e graça.

“João e Maria: Uma Aventura no Cerrado” é a mais recente criação da Cia de Teatro Umpontodois, em parceria com o Projeto Trem das Onze, realizado pelo programa  Proext 2015 do Ministério da Educação, através da Universidade Federal do Tocantins.

Lucas Justino, diretor e escritor ao lado de Daniela Rosante, falou sobre o espetáculo. “Como disse uma espectadora, temos aqui a nova geração do teatro tocantinense, sem dúvida alguma. São pessoas que não vivem do teatro, mas que o fazem intensamente, e vale ressaltar que o espetáculo é livre e não é somente infantil. É um espetáculo de todos e para todos, pois traz consigo uma diversidade linguística e cultural que emociona e diverte tanto os mais novinhos quanto os mais experientes, que relembram a infância com recordações, imagens e brincadeiras”.

As apresentações acontecem no Ponto de Cultura Ideia Cultural, localizado na 603 Sul, Alameda 05 Lt 2-A. Os ingressos (inteira R$ 30,00 e meia R$ 15,00) podem ser adquiridos antecipadamente no próprio Ponto de Cultura. Estudantes, idosos e crianças de até dez anos pagam meia. Mais informações pelo pelo e-mail institutoideiato@yahoo.com.br. (Secom Palmas)