Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Tomaram posse na manhã desta sexta-feira, 21, no auditório da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP), em Palmas, os membros natos, eleitos e suplentes do Conselho Superior da Polícia Civil (CSPC), para mandato no biênio 2015/2016. A votação para os membros eleitos do CSPC ocorreu em 8 de julho deste ano, sendo eleitos dois representantes dos delegados de polícia, um representante dos agentes de polícia, um dos agentes penitenciários e um dos escrivães de polícia.

Durante a solenidade, o diretor da academia de Polícia Civil e membro nato do Conselho, Alberto Cavalcante, ressaltou a legitimidade do Conselho. “Temos representantes da Instituição e membros eleitos que representam as classes. Assim, espero que o Conselho seja um órgão de deliberação justa, que se paute pela busca de direitos, mas também de deveres”, disse.

A delegada de polícia e membro eleita do Conselho, Juliana Moura Amaral, considerou que a entidade tem um trabalho árduo a ser desenvolvido. “Temos que ter em mente as funções do Conselho e precisamos trabalhar de forma célere e pautada na justiça. Nosso trabalho deve ser conduzido sempre pela legalidade, ética e justiça”, afirmou. Já o agente da polícia civil e membro suplente, Ubiratan Rebelo do Nascimento, lembrou que o Conselho está para julgar se as ações que os policiais estão pleiteando estão ou não dentro de seus direitos.  “Durante esses dois anos, estaremos aqui para representar a polícia civil, mas acima de tudo para primar pela legalidade e as atribuições do Conselho Superior”, disse.

O secretário da segurança pública e presidente do Conselho, Cesar Simoni, transmitiu aos presentes mensagem do governador do Estado, Marcelo Miranda, que disse confiar na polícia civil e que tem acompanhado os resultados positivos das operações desempenhadas em diversos municípios do, como Lagoa da Confusão e Araguaína.

O secretário destacou os esforços que têm sido tomados pela SSP a fim de atender demandas diversas, relativas à segurança pública, desde o início desta gestão.  “Temos feitos parcerias para equiparmos as delegacias, estamos trabalhando para instituir a Lei Orgânica da Polícia Civil. Temos uma luta grande pela frente, mas estamos mudando o quadro paulatinamente. E os resultados estão chegando”, afirmou. Ao final da solenidade, o secretário convidou os membros da CSPC para uma reunião, ainda pela manhã, a fim de traçarem as primeiras metas do Conselho.

O Conselho

O Conselho Superior da Polícia Civil foi instituído pela Lei 1.650 de 29 de dezembro de 2005, com caráter consultivo, normativo e deliberativo e tem por objetivo fiscalizar e supervisionar a atuação da Polícia Civil, velando por seus princípios institucionais.

Membros do CSPC:

Membros natos

- Secretário de Estado da Segurança Pública – César Roberto Simoni de Freitas – Presidente

- Delegado Geral de Polícia Civil – Roger Knewitz – Vice-Presidente

- Corregedor geral da Polícia Civil – Fábio Augusto Simon – Secretário executivo

- Superintendente da Polícia Científica – Gilvan Nascimento Nolêto - Conselheiro

- Diretor da Academia de Polícia Civil – Alberto Carlos Rodrigues Cavalcante – Conselheiro

Membros eleitos

- Delegada de polícia (classe especial) – Juliana Moura Amaral

- Delegada de polícia (classe especial) – Raimunda Bezerra de Souza

- Agente de polícia civil – Suzi Francisca da Silva

- Escrivão de polícia civil – Lourival da Silva Aguiar

- Agente penitenciário civil – Almir Tadeu Cordeiro Pereira

Membros suplentes

- Delegado de polícia civil – Verônica Tereza Carvalho Costa – 1° Suplente

- Agente de polícia civil – Ubiratan Rebelo do Nascimento – 1º Suplente

- Escrivão de polícia civil – Hugo Vinicius Teles Moura – 1° Suplente

- Agente penitenciário civil – Dalberto Silva Júnior – 1° Suplente

Sugestão de legendas:

- Foto 1 - Membros do Conselho Superior da Polícia Civil para mandato no biênio 2015/2016.

- Foto 2 – Solenidade de posse dos membros da CSPC

- Foto 3 – Ainda pela manhã, membros da CSPC fazem reunião para traçarem primeiras metas do Conselho (Ascom SSP)