Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Alunos das escolas estaduais de Palmas se destacaram nas competições regionais da 25ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), fase de 15 a 17 anos, realizadas no último final de semana, em Palmas. Participaram dos jogos, 455 alunos, nas modalidades de tênis de mesa, xadrez, voleibol, vôlei de praia, handebol, basquetebol, futsal e atletismo.

Os amigos Vitor Hugo Rodrigues Sousa, 15 anos, e Marcelo de Castro, 17 anos, ambos alunos do Colégio Estadual Vila União, sairam do JETs com medalhas. Vitor alcançou o 2º lugar nas provas de atletismo 200 metros e Marcelo ganhou a medalha de 3º lugar, nas competições de 800 metros.

Mesmo com a greve dos professores da Rede Estadual de Ensino, os dois alunos treinam toda semana, correndo na praia. “Esta é mais uma medalha para a coleção”, comemorou Marcelo. “Correr faz bem para o corpo e ainda contribui para não ficarmos parados”, frisou Vitor Hugo.

Outra aluna que também coleciona medalhas é Lorrane Alves Lima, 15 anos, do Centro de Ensino Médio Taquaralto. Ela já foi classificada para a etapa estadual de atletismo, para as competições dos 800 metros. “Comecei a correr desde criança, os professores perceberam que corria bem e me incentivaram a participar de competições e fui gostando. Participei de várias provas de corrida de rua, de competições no Nordeste, no Centro-Oeste e dos Jogos Escolares da Juventude, realizado em Natal, RN, em 2013”, disse Lorrane.

Com o tempo Lorrane foi tomando gosto pelo esporte, quando não está treinando está assistindo vídeos, observando a técnica e anotando o que é importante para o aperfeiçoamento no esporte. “Correr faz parte da minha vida, me deixa feliz e realizada”, frisou.

Jackson de Silva Jacob, 17 anos, aluno do Colégio Estadual Frederico Pedreira, conquistou a medalha de 3º lugar nas competições de arremesso de peso. “Comecei a participar das competições por incentivo de um professor, passei a treinar e surgiram as premiações. O esporte é uma forma de ocupar o nosso tempo”, disse.

O professor, Adriano Carvalho, técnico de Desporto da Seduc, explicou que o esporte é atualmente a melhor meio de investir no potencial dos jovens. “O esporte é uma ferramenta ocupacional que o poder público tem disponível para canalizar as energias da juventude. No Tocantins, temos muitos alunos se destacando até em competições internacionais, temos um potencial humano que precisa apenas de apoio”, ressaltou Adriano.

Etapa estadual

Os alunos que conquistaram as melhores colocações nas competições regionais participarão da etapa estadual dos JETs, que será realizado em Palmas, no período de 25 a 27 de setembro, para as provas individuais e no período de 30 de setembro a 4 de outubro, para as provas coletivas.

Resultado

O Departamento de Desporto da Diretoria Regional de Educação de Palmas anunciou os finalistas dos JETs de Palmas, nas competições coletivas.

São eles:

Voleibol masculino: Colégio Estadual São José

Voleibol feminino: Colégio Dom Bosco

Futsal masculino: CEM Taquaralto

Handebol masculino e feminino: CEM Tiradentes

Basquetebol masculino: IFTO

Basquetebol feminino: Colégio da Polícia Militar

Vôlei de Praia masculino: Colégio São José