Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foi encerrada na última sexta-feira, 21 de agosto, a XIII Marcha dos Vereadores em Brasília promovida pela União dos Vereadores do Brasil – UVB. O evento recebeu 1.400 vereadores (inscritos), 70% a mais que o ano passado.

Durante os quatros dias de muita movimentação na capital o evento concentrou ministros, deputados, autoridades e personalidades do setor público brasileiro que compareceram junto ao movimento dos vereadores  dos mais diversos Estados que lotaram o centro Ulisses Guimarães.

O superintendente Estadual da UVB no estado e presidente da Câmara de Xambioá, Jardel Rocha (PSDB), avaliou como positivo o evento e diz voltar confiante. “Tivemos um aproveitamento importante no legislativo, acredito que demos um grande passo, impomos participação efetiva da UVB, no congresso e no governo federal como entidade organizada”, acrescentou.

A classe realizou uma manifestação em frente ao Congresso Nacional pela distribuição de mais recursos federais para os municípios. Cerca de 400 políticos participaram da manifestação, de acordo com a organização. Uma caminhada foi realizada em tormo do Congresso que seguiu retornando ao gramado em frente à sede do Legislativo. Durante a caminhada, as faixas da Esplanada em frente ao Itamaraty, no sentido Congresso, e na altura da L4, no sentido rodoviária, ficaram bloqueadas devido à visita da chanceler alemã Angela Merkel.

O ministro Eliseu Padilha recepcionou uma comitiva de vereadores da UVB durante a Marcha, retransmitido sua mensagem de apreço e estima pela categoria dos parlamentares municipais. Os senadores Valdir Raupp e Garibaldi Alves também participaram. Contribuíram com seus depoimentos a respeito da evolução do processo político e procuraram inspirar os vereadores presentes relatando um pouco de suas próprias trajetórias para que todos pudessem se espelhar.