Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Dirceu Leno

Comunidade dos Povoados Passarinho, Olho D'água (de baixo, do meio e de cima), Folha Grossa, Ribeirão Grande Pedro Bento, Ribeirãozinho, Aldeia São José e Aldeias vizinhas receberam nos dias 19 e 20 de agosto, serviços de emissão de CPF e orientações educativas através de rodas de conversas sobre a Saúde da Mulher e a Lei Maria da Penha.

A ação foi desenvolvida pela Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e da Secretaria da Defesa e Proteção Social do Tocantins. O objetivo do atendimento que integra o Programa “Mulher, viver sem violência”, um programa do Governo Federal, é ofertar o serviço de acolhimento, apoio psicológico, jurídico e social às mulheres de comunidades da zona rural.

“Esse trabalho é muito importante para nós mulheres, pois leva para dentro das comunidades rurais serviços sociais e contempla as políticas públicas voltadas para as mulheres. Com a oferta dessas ações as mulheres tem a oportunidade de esclarecer eventuais dúvidas em relação aos seus direitos, ter consulta com a psicóloga, e tirar o seu CPF e de seus filhos”, comentou a secretária da mulher, Clemilda Borges.

A Unidade móvel de atendimento à Mulher contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde; do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); da Defensoria Pública; do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); dos Correios; do Polo Base Indígena e da FUNAI de Tocantinópolis, onde todos em um mesmo objetivo desenvolveram ações de prevenção e atendimento multidisciplinar com orientações e distribuição de materiais informativos, rodas de conversas sobre Saúde da Mulher: HIV e HPV, sobre a Lei Maria da Penha, assistência social, orientações jurídicas, além do encaminhamento para a rede de serviços do município.