Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade destacou a importância histórica do Memorial Heróis do Tocantins, inaugurado no último dia 12 de julho, dentro das programações de aniversário de 154 anos de emancipação política de Porto Nacional.

Segundo o chefe do executivo portuense, trata-se de um monumento singular, pois o Memorial Heróis do Tocantins foi erguido às margens do Rio Tocantins, nas ribanceiras da história que um dia abrigou o lendário Felix Camôa, inaugurado diante de autoridades dos mais destacados seguimentos públicos do município, do Estado e do Brasil. Para ele, ali foi oficialmente registrado para toda a posteridade o nome de homens e mulheres, heróis que os compêndios históricos já documentaram com afeição, como também foi inserido nela aqueles que tombaram anônimos à margem do processo de construção da identidade do povo do Tocantins.

“Estes idealistas, frutos de determinação e de princípios de liberdade, escreveram suas vidas nas trincheiras das lutas cotidianas. Verdadeiramente não houve luta armada, mas foi como se houvesse. As revoltas, os debates, as greves de fome, as noites mal dormidas, a ansiedade, a perversa discriminação sofrida por todos que lutaram pela criação do Estado do Tocantins, perpassa quase dois séculos de história”, disse o prefeito Otoniel Andrade, destacando ainda: “O suor foi compensado com lágrimas emocionadas no dia 5 de outubro de 1988 quando finalmente, o sonho foi realizado. A criação do Estado do Tocantins aconteceu numa data célebre, junto com a promulgação daquela que ficou conhecida como Constituição Cidadã”, pontuou.

O prefeito portuense pediu ainda que ninguém esqueça a batalha vencida e construída "tijolo a tijolo, ombro a ombro de homens e mulheres". Muitos deles anônimos, segundo o prefeito. “Do simples camponês ao erudito. Todos, indistintamente são exemplos, pois tomaram nas mãos as rédeas o destino de milhares de habitantes destes rincões, mudando para sempre a história de um povo que se fazia o sinônimo do abandono”, destacou ele, complementando: “A nossa amada Porto Nacional, que abrigou e abriga nossos heróis os eterniza agora na memória das futuras gerações e os homenageia, no presente, pela fé, na coragem, na força de vontade e na determinação que tiveram. Assim, mais uma vez, podemos dizer com orgulho: Viva o Estado do Tocantins”, disse.

Otoniel Andrade disse também que é importante registrar o ato histórico de simbologia singular, que o memorial aos heróis tocantinenses é acima de tudo a manifestação do respeito, do reconhecimento público e do carinho aos que lutaram bravamente em favor da causa tocantínia. Homens e mulheres que ergueram, cada um a seu tempo, a seu modo, a bandeira libertária de um povo sem os grilhões do Sul, não podem ser esquecidos, pois, segundo o prefeito, foram eles que fizeram a liberdade abrir as asas sobre todo o povo do Norte Goiano. “Ali, no memorial aos heróis tocantinenses, às margens do milenar rio Tocantins, não se permite registrar ideologias, cores partidárias, nem tão pouco os sentimentos apequenados das disputas políticas. O que se objetiva neste gesto administrativo do Poder Executivo portuense é abrir os portões da história e nele permitir a passagem dos que verdadeiramente prestaram relevantes serviços para a criação do nosso amado Estado do Tocantins”, avaliou.

Finalizando, o chefe do executivo portuense pontou ainda que, é sabido pedagogicamente, em registros impressos e falados, os feitos e ações dos que foram agentes institucionais nesta luta centenária, como governadores, senadores, deputados federias e estaduais, prefeitos e vereadores. “Mas, por fatores inerentes ao próprio processo histórico, dezenas, centenas e até milhares dos nossos heróis tocantinenses, amargaram o berço anônimo do imaginário popular. A todos, os que lutaram nas tribunas dos parlamentos, nas tipografias noticiosas, nos gabinetes representativos, nos sertões, nas trincheiras da fé cristã, nos lares sagrados das famílias simples, mas determinadas em abrir as janelas da liberdade, e principalmente nos movimentos populares que fizeram de corações e almas a bandeira libertária de um povo, rendemos neste momento as nossas homenagens em forma de reconhecimento e tributo, para todo o sempre”, concluiu.