Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A produção envolveu um grupo formado por estudantes, professora e colaboradores da comunidade

A produção envolveu um grupo formado por estudantes, professora e colaboradores da comunidade Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A produção envolveu um grupo formado por estudantes, professora e colaboradores da comunidade A produção envolveu um grupo formado por estudantes, professora e colaboradores da comunidade

Forma diferenciada encontrada pela professora Rosângela de Lima para complementar as aulas de língua inglesa do Colégio Cristo Rei, de Pedro Afonso, a produção de um filme envolveu alunos e comunidade escolar em torno do projeto escolar. A produção “The Story of Afonsina”, produção audiovisual com 35 minutos de duração conta de forma divertida a maneira como a vida pode ser diferente na cidade e no campo.

De acordo com a professora que orientou o projeto, o objetivo do filme foi dinamizar as aulas, aliando os conteúdos da sala de aula com as novas tecnologias. “O projeto consistiu em mesclar e fazer uso das expressões em inglês presentes no cotidiano dos brasileiros. Para tanto, os alunos deveriam elaborar roteiro e produzir um filme de bolso utilizando celular ou câmera digital que evidenciasse o uso da língua inglesa e da língua portuguesa”, explicou.

Durante os períodos de gravação, os estudantes se revezavam em diversas áreas, desde a atuação, até a produção e a direção do filme. Ruth Carvalho, que interpreta a personagem que dá nome à produção e assina a direção do filme, destacou que participar do projeto das aulas de inglês foi gratificante. “Queríamos mostrar que é possível uma pessoa, mesmo morando em uma fazenda, aprender coisas novas, como a Língua Inglesa”, destacou.

Além da possibilidade de participar de um filme, a estudante conta ainda que a produção ajudou muito nas aulas da professora Rosângela. Segundo Ruth, com “The Story oh Afonsina”, os alunos do Colégio Cristo Rei passaram a se interessar mais pelo estudo de outro idioma. “Nós aprendemos bastante e começamos a nos aprofundar mais. A turma despertou o interesse pela Língua Inglesa”, apontou.

Sinopse

Em "The story of Afonsina", Buritirana e Afonsina veem de uma família simples. Buritirana, ao se dar bem na vida, se muda para a cidade enquanto Afonsina continua na fazenda com sua família. Após uma briga com seu marido, Rufino, Afonsina decide visitar a irmã para "esfriar a cabeça", lá ela se depara com uma realidade totalmente diferente da sua. Depois de algumas dificuldades e com a ajuda da irmã, Afonsina retorna à fazenda da família mudada.

O filme produzido pelos estudantes do Colégio Cristo Rei pode ser conferido aqui;