Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Será realizada no próximo sábado, 29, no teatro Sesc Palmas/TO a última apresentação da peça teatral “o vasto silêncio”, que está em cartaz desde primeiro de agosto. A apresentação acontecerá às 20h.

A peça trata sobre as convenções do casamento e seus desdobramentos na experiência de um casal que vive uma relação pautada nas aparências e é encenada pelo grupo Três Marias Teatro.

Para os atores, o momento é de concretização de um sonho, afinal foram quase três anos em pesquisas sobre a linguagem teatral. Para criação do espetáculo, o grupo apostou no tema do texto original e na pesquisa da linguagem – algo ainda inédito para Palmas.

Baseado no texto clássico da dramaturgia mundial, Casa de Bonecas, do norueguês Henrik Ibsen, o espetáculo trata da história de um casal de classe média que vive uma relação aparentemente harmoniosa e confortável. No entanto Nora, a esposa, vive um grande conflito por esconder um segredo do marido. Para piorar, começa a receber ameaças de um agiota, funcionário do marido no banco em que este é diretor. A situação foge do controle e traz à tona as verdadeiras intenções que sustentavam o casamento.         

A encenação nasceu de uma pesquisa minuciosa da linguagem do teatro, passando por estudos sobre dramaturgia, narratividade do corpo em cena, pesquisa vocal e atuação. Além dos estudos técnicos, os atores se inspiraram em filmes, revistas e obras literárias para criação de imagens, jogos e cenas. O objetivo foi mesclar o texto dramático original com outras referências, criando uma multiplicidade de vozes sobre o tema da peça.

O Grupo

O grupo Três Marias Teatro atua desde 2011, tendo realizado a peça "A perseguição ou o longo caminho que vai de Zero a Ene" com 14 apresentações em 2012. Desde então, segue uma pesquisa da linguagem de forma a potencializar o processo criativo e poético de seus atores. Seus integrantes são formados em teatro e possuem vasta experiência na área.

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do evento, mas devido à lotação limitada, podem ser adquiridos antecipadamente na loja Quavi, localizada na Avenida Teotônio Segurado, 102 Sul, até sábado no horário comercial.