Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação Condutor transportava 75 animais bovinos com informações adulteradas Condutor transportava 75 animais bovinos com informações adulteradas
  • Agile com documento adulterado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização na manhã desta quarta-feira, 26, na Unidade Operacional de Araguaína/TO, região norte do estado, após abordagem do caminhão VW, placas de Goiás, flagrou o transporte de 2.542 pacotes (12 unidades cada) de cerveja sem documentação fiscal, totalizando em 30.504 latas. 

O condutor transportava 7.542 pacotes de cerveja e apresentou nota fiscal de apenas 5.000 pacotes. 

Após os procedimentos na Unidade da PRF a ocorrência foi apresentada na Delegacia da Receita Estadual na cidade de Araguaína.

Guaraí 

A PRF, em Guaraú/TO, apreendeu na manhã de quinta-feira, 26, no Km 329 da BR 153, o veículo I/Chevrolet/Agile LTZ, placas do Rio de Janeiro, conduzido por E. A . P., 38 anos.

Durante verificação na documentação, os agentes da PRF perceberam que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) apresentava sinais de adulteração e a sua origem era do Estado de Santa Catarina. Aos policiais, o condutor informou que adquiriu o veículo em Teixeira de Freitas na Bahia.

O condutor foi apresentado na Central de Flagrantes da Polícia Civil em Guaraí/TO.

Conjunto com três veículos são apreendidos

Ainda em Guaraí no período vespertino, um conjunto composto por um cavalo trator e dois semi-reboques basculantes com placas do Pará foram apreendidos por estarem com fortes indícios de adulteração nos chassis. 

Na documentação os semi-reboques apresentavam uma determinada marca quando na verdade era outra. Já o cavalo trator da marca Volvo hávia também indícios de adulteração no chassi e alguns elementos de identificação do veículo foram suprimidos

75 bovinos são apreendidos

Por volta das 17h, de quarta-feira, 26, na Unidade Operacional de Guaraí/TO, agentes da PRF abordaram o auto carga Scania/R 440 A4X2 tracionando um semi-reboque, ambos com placas do Tocantins, transportando 75 animais bovino. Durante verificação na documentação fiscal (Nota fiscal e Guia de Transporte de Animais – GTA) constava o transporte de animais de zero a 12 meses. 

Os policias suspeitaram da idade dos animais e acionaram a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins - Adapec e Secretaria da Fazenda do Tocantins – Sefaz, foi quando os fiscais agropecuários confirmaram que a idade dos bovinos era superior a 12 meses.

O responsável pela carga responderá por crime contra a ordem tributária (Lei nº 9.964/2000), além do pagamento de multas e tributos devidos.