Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Competem nos jogos nacionais, estudantes que se classificaram nas finais estaduais dos Jets 2015

Competem nos jogos nacionais, estudantes que se classificaram nas finais estaduais dos Jets 2015 Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira Competem nos jogos nacionais, estudantes que se classificaram nas finais estaduais dos Jets 2015 Competem nos jogos nacionais, estudantes que se classificaram nas finais estaduais dos Jets 2015

Representando o Estado nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), a delegação que disputará as competições individuais embarca nesta terça-feira, 1, com destino a Fortaleza/CE. Ao todo, compõem o time do Tocantins nos JEJ, 47 atletas de 12 a 14 anos, que disputarão nas pistas, piscinas e tatames as modalidades de Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez. Ao todo, a delegação conta com 61 membros entre competidores e equipes técnicas.

Nesta primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude, serão disputadas as competições individuais. As provas, que iniciam no dia três de setembro, envolvem as modalidades que o Tocantins participará, além da Luta Olímpica, que não possui representantes do mais novo Estado da Federação.

As modalidades individuais dos JEJ 2015 seguem até o dia sete de setembro, quando os atletas retornam aos respectivos Estados, para o início das modalidades coletivas dos Jogos.

De acordo com a chefe da delegação tocantinense, Maria de Jesus Sousa da Silva, técnica de Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a expectativa é por melhoria nos tempos e marcas conquistados na edição de 2014 dos Jogos. “Sabemos de todas as dificuldades que os nossos atletas têm, mas mesmo assim, nós vimos com muita determinação para conquistar tempos melhores neste ano”, destacou.

Competições coletivas

Passada a primeira parte dos Jogos, que terminam no dia sete, seguirão as disputas coletivas da competição estudantil nacional. Na segunda fase dos JEJ, serão disputadas partidas masculinas e femininas de Voleibol, Vôlei de Praia, Futsal, Handebol e Basquetebol. O encerramento dos jogos será realizado no dia 12 de setembro.

Jets

Disputam os Jogos Escolares da Juventude, os classificados nas finais estaduais dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Além dos alunos/atletas de 12 a 14 anos, disputam a competição estadual estudantes de 15 a 17 anos. As finais estaduais para estes atletas estão previstas para serem realizadas entre setembro e outubro. Já os Jogos Escolares da Juventude, 15 a 17 anos, terão como sede a cidade de Londrina, no Norte do Estado do Paraná e serão realizados entre os dias 12 a 21 de novembro.

JEJ

Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em 2005 e conta com o apoio do Ministério dos Esportes e do Grupo Globo.

Atualmente, o evento contempla mais de dois milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de quatro mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.