Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A nona edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que acontece esse ano entre os dias 4 e 8 de setembro, terá em sua programação o lançamento da Coleção de Artesanato “Tadiveiz”, confeccionada por artesãs do distrito, com peças características da região. O evento, que é uma parceria do Sebrae Tocantins, Prefeitura de Palmas e Agência Municipal de Turismo (Agetur), tem como característica apresentar aos visitantes pratos típicos do cerrado, música e a atmosfera acolhedora do distrito da capital.

Os artesãos de Taquaruçu participaram de uma oficina de design em artesanato, ministrada pela renomada artista plástica e designer Heloísa Crocco, na qual tiveram acesso a ferramentas para agregar valor e aumentar a qualidade dos produtos, visando o desenvolvimento de artigos artesanais diferenciados e inovadores. O resultado deste aprendizado estará visível nas peças que compõem o catálogo da Coleção Tadiveiz, comercializada durante o festival com o intuito de impulsionar a geração de renda local.

O nome da coleção nasceu com o intuito de homenagear uma expressão popular na região, relacionada ao fruto que está no ponto de ser colhido, mas não exatamente no ponto de ser consumido, fazendo apologia ao fato da coleção ainda estar em processo de aprimoramento. Os interessados em conhecer os itens da Coleção Tadiveiz, poderão se dirigir ao Espaço Conceito do Sebrae, na Praça Maracaípe.

Galinha Caipira do Rio Azuis

Além do artesanato, outro movimento típico da cultura de Taquaruçu, que ganha destaque no festival através do Sebrae, é a Galinha Caipira do Rio Azuis. Prato tradicional do distrito muito apreciado pela comunidade local, a galinha caipira foi batizada em homenagem ao Rio Azuis, localizado no município de Aurora do Tocantins, famoso por suas águas cristalinas de forte cor azulada.

Feita com açafrão caseiro, alho e cebola, a Galinha Caipira dos Azuis poderá ser apreciada também na Praça Maracaípe. A intenção do Sebrae ao trazer artesanato e culinária típica ao festival, é que desta forma a população possa conhecer um pouco mais das tradições do distrito de Taquaruçu.