Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O movimento que tem buscado fortalecer a economia nacional por meio dos pequenos negócios chega nessa sexta feira, dia 4, aos municípios de Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. O Movimento Compre do Pequeno Negócio, que tem sido propagado pelo Sebrae em todo o País, será lançado em Paraíso a partir das 15 horas, no Clube Solar Aqua Park e em Porto Nacional, a partir das 19 horas, na Praça do Avião.

Os lançamentos, que serão conduzidos pelo superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Antonio Hennemann, pretendem reunir autoridades, representantes do comércio e a população em geral de forma a estimular o consumo de produtos e serviços oferecidos pelos pequenos negócios que, no Tocantins, representam 99,2% do total de empresas do estado e respondem por mais de 77 mil empregos com carteira assinada.

Ao final dos eventos serão realizadas pequenas feiras com microempreendedores individuais de cada município, que tem como intuito fomentar a proximidade entre empreendedores e consumidores, de forma a movimentar recursos nos bairros, desenvolver as comunidades, mantendo a economia nacional aquecida, mesmo em tempos de crise.

Movimento

O Movimento Compre do Pequeno Negócio tem o dia 5 de outubro como data oficial, na qual foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. O Sebrae e instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o estado, de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários especialmente para o 5 de Outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, por exemplo. Além disso, o Sebrae vai promover oficinas, cursos, consultorias, palestras, seminários, clínicas tecnológicas, feira do produtor, entre outras atividades.