Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Carlessandro Souza

A primeira-dama do Tocantins, Dulce Miranda, e a do Estado de Goiás, Valéria Perillo, visitaram vários projetos e ações sociais desenvolvidas e apoiadas pelo Governo do Tocantins nesta sexta-feira, 11. Após uma visita às dependências do Palácio Araguaia, elas seguiram para a Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani, onde foram recepcionadas pelos servidores, voluntários e pelos acompanhantes de pacientes que recebem estadia, alimentação e assistência social no local, que é mantido pelo Governo, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social.

Há anos como idealizadora de vários projetos sociais no Estado, Dulce Miranda levou uma mensagem de acolhimento às pessoas em tratamento e reforçou o compromisso e o cuidado do Governo com o ser humano. “Estamos trabalhando e nos esforçando cada dia mais para aprimorar e melhorar as condições de vida da população tocantinense por meio de vários projetos e ações sociais que atendam às necessidades e às demandas de todo o Estado. Cuidar do ser humano é o nosso maior objetivo”, revelou ao acrescentar que a casa passará por adequações físicas visando atender cada vez melhor os cidadãos.

Por sua vez, Valéria Perillo parabenizou as ações desenvolvidas pelo Governo e afirmou que em Goiás muitos projetos sociais também estão em andamento. “É a primeira vez que venho aqui em Palmas e com certeza é gratificante ver o trabalho do Governo buscando cada vez mais melhorar a vida das pessoas e dar a atenção e apoio social que elas precisam. Em Goiás, também estamos buscando cada vez mais apoiar e fazer parceria com essas iniciativas buscando envolver toda a sociedade”, disse.

Vários usuários que estão na casa aproveitaram a visita para agradecer o apoio dado pela gestão estadual num momento tão difícil que é o tratamento e acompanhamento de saúde. “Aqui nos sentimos em casa, somos bem cuidados e ganhamos mais forças para enfrentar este momento difícil. Quero agradecer todo esse cuidado”, relatou dona Ana da Silva, que se emocionou ao contar às primeiras-damas que foi na Casa de Apoio que teve a oportunidade de encontrar a irmã, Naídes Souza, após 43 anos, separadas e sem nenhum contato.

A Casa de Apoio abriga gratuitamente pessoas do interior do Tocantins e até mesmo de outros Estados que utilizam os hospitais públicos de Palmas. No primeiro semestre deste ano, foram realizados 11.734 atendimentos, proporcionando segurança, conforto e a proximidade dos familiares com os pacientes internados.

Liga de Câncer

A Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer também recebeu a visita das primeiras-damas. A presidente Edneide Cardoso e um grupo de voluntárias explanaram os projetos desenvolvidos e o trabalho de prevenção e atendimento aos pacientes em tratamento contra o câncer. “É importante essa parceria do poder público com a liga, é bom saber que podemos contar com o apoio do governo neste trabalho tão importante para a sociedade”, afirmou.

Atualmente, 50 voluntárias prestam atendimento semanal para 80 mulheres por meio de exames preventivos e tratamento além de transporte de pacientes dos municípios do interior do Estado e outras atividades assistenciais através da liga. Ao todo, são 420 pacientes cadastrados no Estado.

Além de conhecer as dependências da liga, as primeiras-damas puderam conferir ainda algumas peças de artesanato confeccionadas pelas mulheres que fazem tratamento de câncer.