Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

No último dia 10 de setembro Porto Nacional vivenciou um momento histórico, marcado pela solenidade de entrega de 300 unidades habitacionais do Conjunto Residencial Irmã Edila, importante obra social que resultou da parceria entre o Governo Federal e a prefeitura portuense, através do Programa Minha Casa Minha Vida.

O prefeito Otoniel Andrade, acompanhado de todo seu secretariado, recepcionou no final da tarde deste último dia 10 de setembro, no aeroporto da cidade, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, o governador Marcelo Miranda, o senador Vicentinho Alves e os deputados federais Dulce Miranda, Josi Nunes, Carlos Gaguim, Vicentinho Júnior e Irajá Abreu, que seguiram em carreata até o conjunto habitacional Irmã Edila, onde já eram aguardados por cerca de mil pessoas, dentre elas 300 famílias beneficiadas com as novas moradias.

No seu pronunciamento o prefeito Otoniel Andrade destacou a importância do benefício que o Programa Minha Casa Minha Vida, concretizado numa parceria entre a municipalidade portuense e o Governo Federal, que certamente vai promover melhoria substancial na qualidade de vida de muitas famílias, que estão realizando o sonho da casa própria. “Esta conquista da nossa coletividade sintetiza a importância das parcerias formalizadas entre os poderes executivos municipal, estadual e federal, o que permite levar mais cidadania, autoestima e principalmente mais condições de dignidade de se viver em sociedade”, disse o chefe do executivo portuense. 

O prefeito portuense destacou ainda que através destas parcerias, tendo sempre o senador Vicentinho Alves, o deputado federal Vicentinho Júnior e o deputado estadual Toinho Andrade, como avalistas e determinados trabalhadores do povo no exercício diuturno de seus mandatos em prol desta comunidade, já foi possível colocar Porto Nacional entre os 10 municípios do país na geração de emprego, “O que significa dizer que estamos construindo mais qualidade de vida e consequentemente mais cidadania para toda nossa sociedade, indistintamente”, pontuou.

Otoniel Andrade disse ainda que através de recursos do tesouro municipal, juntamente com outras fontes financeiras oriundas de emendas parlamentares apoiadas pelos congressistas acima citados, já foi possível a execução de quase 300 mil m² de asfalto em Porto Nacional. "Até o final da nossa gestão completaremos 500 mil m² de pavimentação asfáltica no nosso município, que também já recebeu centenas de novas salas de aulas, em escolas construídas com toda infraestrutura adequada para uma educação de excelência, além de modernas  unidades básicas de saúde, que se somam a UPA e ao CEME, que são comandados por profissionais médicos especializados e equipes multidisciplinares que atuam a serviço da sociedade”, enumerou ele, apontando em seguida. “Na zona rural  a nossa presença é diuturna, onde a nossa administração atua com determinação, o que já resultou na construção de várias pontes e bueiros de concreto, que somados aos mais de 170 quilômetros de estadas vicinais recuperadas, estão permitindo condição ao homem do campo produzir mais e escoar com qualidade e melhores condições uma produção que cresce a cada dia, o que gera renda e aquece a economia local. Esta nova realidade não está sendo diferente na cidade, que está bem cuidada, com ruas limpas, sinalizadas, atendidas por um belo projeto paisagístico, onde também se destacam as novas praças públicas, que além de áreas de convivência social, apresentam academias ao ar livre, quadras poliesportivas e parque infantil”, finalizou.

Para o senador Vicentinho Alves a ousadia administrativa do prefeito Otoniel Andrade é exemplar, pois, está alicerçada num planejamento responsável onde as políticas públicas, ações e iniciativas administrativas são resultados de projetos inteligentes de alto grau de sensibilidade popular. “Esta grande obra agora entregue à sociedade portuense, beneficiando homens e mulheres que enriquece toda a coletividade, nada mais é senão o emprenho deste jovem líder do povo, que diuturnamente vem buscando mais cidadania e dignidade para os portuense”, lembrou o congressista, concluindo em seguida. “É em Brasília, em Palmas, em qualquer lugar que tenha recursos disponíveis para desenvolver ainda mais Porto Nacional, lá está Otoniel Andrade, apresentando seus projetos, e por ser projetos de qualidade, sempre ele viabiliza mais obras para o município. Certamente trata-se de um expressivo e comprometido gestor público a serviço de sua gente”, concluiu.

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Ochi, disse ter ficado impressionado com a força administrativa do prefeito Otoniel Andrade, que no trajeto entre o aeroporto da cidade e o local do evento lhe mostrou inúmeras obras de infraestrutura urbana, o Programa Minha Casa Minha Vida cumpre o seu papel ao proporcionar que centenas de pessoas em Porto Nacional adquiram a casa própria. “É uma satisfação como gestor público estarmos aqui realizando o sonho de centenas de pessoas”, pontou ele enumerando em seguida que conjunto habitacional Irmã Edila conta com 300 casas construídas em parceria com a prefeitura portuense e contou com um investimento de R$ 16,78 milhões, beneficiando cerca de 1,2 mil pessoas com renda familiar de até R$ 1,6 mil. “É com prefeito deste porte que acreditamos num Brasil mais igualitário”, finalizou.