Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma comitiva da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), de Pedro Afonso (TO), conheceu o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), localizado no Porto do Itaqui, em São Luís (MA), no último dia 11 de setembro. Participaram da visita técnica os produtores de grãos Moacir Catabriga, Evanis Roberto Lopes, Walter de Souza Oliveira, Edis Sgorla, Mário Hiroshi, Luiz Gilberto Ramos e Benjamim Hikokuro Baba, além do engenheiro agrônomo Eduarte Bonafede.

O vice-presidente da Coapa, Moacir Catabriga, destacou a capacidade logística do Tegram. Para ele, ter mais um terminal para o escoamento de grãos pode tornar o preço da soja produzida no Tocantins mais competitivo. “O Tegram é um porto especifico para exportação de grãos, o que agiliza o escoamento da produção. Chama atenção a estrutura, o terminal te capacidade de carregar 2500 toneladas de soja por hora e apenas quatro homens carregam um navio”, lembrou Catabriga.

A visita técnica ao Tegram foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Coapa e a CGG Traiding. Ainda em São Luís, os produtores pedroafonsinos visitaram a Península Fertilizantes.

Marco logístico

Segundo a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), a localização do Tegram é estratégica para a logística de escoamento da produção brasileira e também deve contribuir para o desenvolvimento de uma nova fronteira agrícola no Brasil. Inaugurado em agosto deste ano, o empreendimento recebeu investimentos de cerca de R$ 640 milhões, financiados por meio de bancos públicos.

Na primeira fase do projeto, estima-se a movimentação de 5 milhões de toneladas de soja, farelo de soja e milho, utilizando um berço de atracação.

Já para a segunda fase, a previsão é que sejam movimentadas 10 milhões de toneladas de grãos anuais, provenientes da região conhecida como MAPITOBA, área formada pelos Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, além do nordeste do Estado do Mato Grosso, leste do Pará, oeste da Bahia e norte de Goiás.