Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A quarta-feira (16/9), na Comarca de Araguacema, foi marcada pela 37º edição do projeto Caminhos da Justiça. Durante o encontro com o magistrado Willian Trigilio e servidores o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Eurípedes, ressaltou o avanço do Tocantins no Relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça. Mas reforçou que o trabalho para baixar a taxa de congestionamento de processos deve continuar intenso.

“Conforme nós vimos ontem no Justiça em Números o nosso Judiciário conseguiu um avanço, melhoramos, mas precisamos ir ainda mais longe e nos tornarmos o melhor do Brasil. Ainda não estamos entregando a Justiça que a sociedade precisa, mesmo tendo todas as condições pra isso”, afirmou o desembargador ao lembrar que o Judiciário tocantinense tem o melhor sistema eletrônico do país, com todos os processos tramitando de forma digital, ótimos salários e juízes suficientes para atender a população.

O juiz titular da Comarca de Araguacema agradeceu a visita do presidente e sua equipe. “Penso que a presença do presidente do TJ e sua equipe é de grande importância para trazer apontamentos, mostrar as dificuldades que precisamos avançar e mostrar caminhos para que possamos contribuir para a melhoria da Justiça do Tocantins”, disse Trigilio ao afirmar ainda que todos da unidade estão comprometidos com o Judiciário. 

Durante o encontro a servidora Maria das Graças Castro, da Coordenadoria de Gestão Estratégica, apresentou os novos números da Justiça do Tocantins. Na oportunidade a servidora informou que a Coges preparou um manual de movimentações processuais visando reduzir a taxa de congestionamento. O material vai ser disponibilizado a todas as comarcas do estado. 

Ao finalizar, Ronaldo Eurípedes falou sobre os projetos em andamento como Contadoria Única, Trabalho Remoto, Juiz Colaborador, e afirmou “queremos que Araguacema se torne uma comarca colaboradora, somos um único Judiciário e vocês têm condições de ajudar unidades com maior demanda”.

Nesta tarde a Comarca de Tocantínia também receberá a equipe do Caminhos da Justiça. Acompanharam o presidente o diretor geral do TJ, Francisco Cardoso, a chefe de gabinete da presidência, Gizella Bezerra, Coronel Messias, da Assessoria Militar, além de servidores da Coges, comunicação e segurança.