Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fábio Gamba

O monitoramento do período da desova das tartarugas da Amazônia e tracajás identificou, até esta quarta-feira, 16, um total de 220 ovos que foram transferidos para base do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), montada na Praia da Gaivota, município de Araguacema. A ação faz parte do Projeto Quelônios e está sendo implementada pelos técnicos do órgão da Área de Proteção Ambiental (APA) do Bananal/Cantão.

O supervisor de Gestão APA Ilha do Bananal/Cantão, Fábio Gamba, explicou que as saídas para campo ocorrem a cada dois dias com o objetivo de identificar possíveis lugares utilizados pelas fêmeas para depositarem seus ovos. “A desova que encontramos foi feita nos três últimos dias. A partir da base que montamos estamos supervisionando um raio de 40 km das praias que abrangem o município”, informou.

Em relação à transferência dos ovos que são retirados da cova original para a base, o supervisor explicou que é necessário para a preservação dos futuros filhotes. “Os ovos são relocados para evitar o saqueamento, principalmente de pessoas que frequentam as praias. Fazemos uma cova com as características naturais e depositamos os ovos até a sua eclosão”, finalizou Fábio Gamba.

As ações do plano de manejo e monitoramento serão realizadas até o final deste ano.

Projeto

As atividades iniciaram no último dia 10 com a construção da base. Após a identificação dos locais de desovas, a equipe realiza a transferência dos ovos em covas ameaçadas. Até o nascimento, a equipe monitora para que os filhotes possam ser reintroduzidos à natureza.

A ação, que abrange o monitoramento e acompanhamento desses animais nos rios do Estado, desde a desova até a introdução dos filhotes na natureza, contribui para recompor a espécie e, sobretudo, para que a tartaruga saísse, em 2003, da lista de animais em extinção.