Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

Passo importante para a avaliação dos relatos encaminhados pelas escolas inscritas na Iniciativa Educadores do Brasil, a capacitação da equipe técnica responsável por analisar as ações positivas descritas pelas unidades escolares está sendo realizada nesta sexta-feira, 18, na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A Iniciativa Educadores do Brasil agrega o Prêmio de Gestão Escolar, concedido pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e o Prêmio Professores do Brasil, que é oferecido pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a coordenadora estadual do Prêmio Gestão Escolar, Luciene Alves, esta é uma etapa importante no processo avaliativo das ações de escolas e de professores que se inscreveram na Iniciativa nacional. “Este é o momento em que a coordenação do Estado está realizando o trabalho de orientação das equipes que irão avaliar os relatos de todas as escolas”, destacou.

As inscrições para a Iniciativa Educadores do Brasil seguem abertas até o próximo dia 28. Até o momento, o Tocantins registrou 553 inscrições iniciadas e, destas, 224 já foram concluídas, seguindo as orientações constantes no site da Iniciativa. “A nossa meta é que todas as escolas que iniciaram o processo de inscrição para participar do Prêmio Gestão Escolar concluam e participem da premiação”, completou Luciene Alves.

Participam da formação, coordenadores regionais da Iniciativa, professores e diretores Regionais de Educação que deverão avaliar as ações realizadas nas escolas e que irão concorrer à premiação nacional. “Com o Prêmio Gestão Escolar nós temos uma visão ampla da realidade das escolas, mesmo sem estarmos presentes o tempo todo. A partir dessa formação, nós teremos condições de trabalhar com as equipes para que todos percebam a importância de se realizar ações diferenciadas em cada unidade escolar”, destacou o diretor Regional de Educação de Porto Nacional, Washington Frota Martins.

Iniciativa Educadores do Brasil

A Iniciativa Educadores do Brasil é uma ação com foco na meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata da valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, e também na redefinição do papel do diretor a partir da disseminação de boas práticas de gestão entre todas as escolas do Brasil.

Educadores do Brasil une o Prêmio Gestão Escolar (PGE), que reconhece boas práticas realizadas pelas escolas públicas brasileiras, e o Prêmio Professores do Brasil, voltado para a figura do educador que desenvolve maneiras diferenciadas de educar. Além disso, em 2015, o Governo do Tocantins está realizando uma premiação própria, chamada Prêmio Escola Comunitária, para valorizar ações e atividades que fortaleçam o sistema de ensino e aprendizagem no mais novo Estado da Nação.