Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma operação de combate a furtos e roubos de veículos, deflagrada por policiais civis da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), no início da tarde desta sexta-feira, 18, em Porto Nacional, resultou na prisão em flagrante de Jhon Kennedy Alves Vasconcelos, de 24 anos e na apreensão de dois veículos roubados, sendo um Voyage, ano 2011, de cor prata e uma motocicleta Honda BIZ, ano 2008, os quais estavam de posse do acusado. 

Conforme o delegado Rossílio Souza Correia, responsável pela operação, o indivíduo já vinha sendo investigado, há algumas semanas, devido a fortes indícios que apontavam que ele seria um dos maiores receptadores de veículos roubados do Tocantins e, na tarde de hoje, o mesmo foi abordado pelos policiais civis da Delegacia de Furto e Roubos e recebeu voz de prisão. 

No entanto, o preso engatou marcha ré e arremessou o veiculo que conduzia contra os policiais, saindo em disparada, momento em que os Agentes efetuaram disparos nos pneus do veiculo, todavia, mesmo com os pneus furados, Jhon Kennedy continuou em fuga, tendo a equipe iniciado uma  perseguição pelas ruas de Porto Nacional e, após alguns minutos, o indivíduo foi preso, nas proximidades do Posto Trevo. 

Na delegacia, os policiais civis efetuaram o levantamento dos chassis do Voyage e descobriram que o veiculo havia sido roubado à mão armada, às 14 horas do dia 11 de setembro de 2015, no centro de Palmas. Os policiais também constataram que John Kennedy, com o propósito de burlar a identificação do veiculo, adulterou as características físicas do bem, usando a placa fria de n MVU 0328, quando na verdade, a placa original é MWS 9327;

Após ser preso, o acusado levou os policiais até a sua residência, localizada no setor Planalto, em Porto Nacional, onde foi encontrada, escondida, uma moto clonada e/ou furtada, a qual estava com o chassis adulterado Ao consultar o chassis original, os agentes constataram, de imediato, que o veículo era produto de furto; que se tratava de uma moto Honda Biz, placa MWQ 4209/TO, a qual havia sido roubada em Palmas com emprego de arma de fogo, em 11/09/2015. 

Ainda segundo o delegado, Jhon Kennedy Alves, o qual usava o nome falso de Jhon Kennedy Pires é bastante conhecido da delegacia de furto de veículos, sendo considerado uma pessoa de altíssima periculosidade, pela prática de crimes envolvendo veículos automotores. Ele, inclusive já responde a varias ações penais por receptações de veículos e consta no sistema eproc, uma serie de procedimentos contra ele, inclusive decisão de prisão preventiva expedido pelo MM. 

Juiz de Palmas 

Após os procedimentos cabíveis, o indivíduo foi autuado e preso pelos crimes  de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo e, posteriormente, recolhido à Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. 

Conforme esclareceu o delegado Rossílio, por determinação do secretário da segurança pública, Cesar Simoni, e do delegado geral da polícia civil, Roger Knewitz, a Derfrva tem  intensificado o combate e a repressão a furtos e roubos de veículos em todo o Estado. “Nossos investigadores estão nas ruas identificando e realizando o mapeamento dos locais, bem como das pessoas que estão de posse de veículos roubados ou furtados e, dentro dos próximos dias, novas prisões e apreensões poderão acontecer”, concluiu.