Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Dirceu Leno

Incentivar práticas mais sustentáveis dentro da sala de aula, além de gerar uma discussão sobre os hábitos que devem ser repensados em prol do meio ambiente, tem sido o principal objetivo das palestras realizadas ao longo deste mês de setembro, nas escolas das Redes Municipal e Estadual de Ensino de Tocantinópolis. 

Para que este princípio seja efetivamente aplicado dentro das comunidades, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem realizando periodicamente ações voltadas para a população, a fim de conscientizar e orientar quanto à importância da participação da comunidade escolar, bem como os próprios pais, fazendo deles agentes multiplicadores da Educação Ambiental e da mudança de comportamento na sociedade. 

Durante as palestras orientadas pelo engenheiro ambiental, Eduardo Tadeu Busquets, o qual explanou de forma simples e objetiva assuntos rotineiros de cunho sustentável baseado na preservação e conservação do meio ambiente. “Através destes ensinamentos podemos reverter diferentes situações existentes no município. Por isso é de fundamental importância à realização dessas palestras e acaba isso despertando na criança modos e conceitos em relação à sustentabilidade e proteção do meio ambiente”, ressaltou Eduardo. 

Nos encontros foi exemplificado sobre educação ambiental, um assunto transversal, portanto, podendo ser abordado e discutido por qualquer área, principalmente a que presa pela saúde do município. 

Eduardo Tadeu frisou ainda que os ensinamentos não devem apenas ser repassados aos educandos e sim para os pais, eles também precisam ter conhecimento das próprias ações que por às vezes dizem ser de costumes, acabam contribuindo para o desequilíbrio natural do meio em qual vivem. 

“É necessário transmitir esses conhecimentos aos pais dos alunos, eles também estão envolvidos diretamente nas questões ambientais, uma vez que o tema abrange todo o meio em que vivemos e reflete diretamente na qualidade de vida de todos. Por isso é imprescindível à oferta de atividades direcionadas à sociedade como um todo. Com isso, haverá uma mudança de comportamento e multiplicação das informações adquiridas a partir da conscientização dos moradores da cidade”, destacou Busquets. 

Ao longo da palestra, questões como lixo e reciclagem, desperdício de água e energia, importância das árvores, responsabilidade individual e trabalho em equipe, foram feitas ao público presente. Os participantes puderam interagir respondendo perguntas e questões envolvendo o lixo e sua correta destinação. 

Através desta troca de experiências é possível construir novos caminhos para compreender e restabelecer as relações sociedade-natureza de forma a não prejudicar o meio ambiente. Outro fator de extrema importância é a implantação da política de meio ambiente para toda a rede do município, através da consolidação da Agenda 21. Com esta iniciativa, a Prefeitura de Tocantinópolis vem demonstrar mais uma vez o comprometimento da administração municipal com o gerenciamento dos recursos naturais, meio ambiente e da qualidade de vida dos munícipes. 

“A proposta de Educação Ambiental que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem trabalhando é um chamamento em especial à sociedade de Tocantinópolis para refletirmos sobre o nosso contexto ambiental, atentando desde a higiene pessoal, da nossa casa, nosso bairro até os grandes projetos desenvolvidos no município. O Consumo consciente e a sustentabilidade ambiental devem ser uma prática constante em nosso dia a dia. A contribuição e participação dos diversos parceiros como a Secretaria Municipal de Educação, as escolas municipais, estaduais e os órgãos de proteção ambiental entre outros, tem contribuído significativamente para a continuidade desse trabalho”, ressaltou o Secretário Executivo para Assuntos Ecológicos e Articulador do Selo UNICEF, Emivaldo Aguiar. 

As palestras foram direcionadas aos alunos das Escolas Municipais Walfredo Campos Maia; Pré-Escolar Santa Terezinha; Novo Aeroporto (Povoado Olho D’água); Manoel de Sousa Lima (Povoado Folha Grossa) e Antônio Fernandes dos Santos (Povoado Ribeirão Grande Pedro Bento), bem como aos para os educandos dos Colégios Estaduais Prof. José Carneiro de Brito e Centro de Ensino Médio Girassol de Tempo Integral Darcy Marinho.