Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim e outros, Ricardo Herz Trio combina ritmos brasileiros e africanos ao sentido de improvisação do jazz. Lembra o resfolego da sanfona, parece o ronco da rabeca, mas é violino. E da mais alta qualidade. O show “Aqui é o meu Lá – Ricardo Herz Trio” acontece no Teatro Sesc Palmas neste sábado,19, às 20 horas. Em apresentação única e com entrada franca. 

Investindo em suingue, originalidade e energia, o trio completou uma turnê de 18 shows na França esse ano. Desde que lançou seu mais recente trabalho solo, “Aqui é o meu Lá – Ricardo Herz Trio”, apresenta-se nos principais teatros e festivais do Brasil e exterior. A exemplo: Skopje Jazz Festival, na Macedônia; Miri Jazz Festival, na Malásia; Festival Villa Lobos (RJ); Festival Jazz e Blues (CE); Festival Jazz e Blues de Manguinhos (ES). Foi ainda o único grupo brasileiro a representar o Brasil na seleção oficial do Womex – The World Music Expo 2012, em Tessalônica, Grécia, bem como na Jazz Ahead 2013, em Bremen, Alemanha, as maiores feiras do mundo na área da música e do jazz. 

Solos endiabrados e melodias enérgicas marcam a presença de palco contagiante do trio e fazem do show uma experiência única para a música instrumental do Brasil. Na apresentação, Ricardo Herz, ao lado de Pedro Ito (bateria e percussão) e Michi Ruzitschka (violão 7 cordas), busca a reinvenção do violino. As composições são próprias, sendo algumas do disco Aqui é o Meu Lá e outras inéditas, que serão gravadas no próximo disco do trio “Torcendo a Terra”. 

A circulação do show “Aqui é o meu Lá – Ricardo Herz Trio” tem patrocínio dos Correios, realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, produção de Herz Produções, Maricota Produções e Scubidu Produções. A apresentação em Palmas conta com a assessoria local de Jubalina Produções e apoio cultural do Sesc Tocantins.

Ricardo Herz

Graduado em violino erudito pela USP e com formação na renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e na Centre des Musiques Didier Lockwood, escola do violinista francês Didier Lockwood, uma lenda do violino jazz com quem Herz tocou ao lado nas principais capitais brasileiras durante as celebrações do Ano da França no Brasil. 

Após viver nove anos na França, o violinista levou sua música para os quatro cantos do mundo: tocou em Festivais na Malásia, no México, na Holanda, em clubes de Jazz na Rússia, em Israel e na Dinamarca, além de gravar com músicos de vários países. De volta ao Brasil em 2010, Herz tem participado de muitos projetos e colaborado com músicos de todo o país. Em 2011, se apresentou como solista ao lado de Dominguinhos, abrindo a temporada anual da Orquestra Jazz Sinfônica no Auditório Ibirapuera. 

Além de se apresentar com o Ricardo Herz Trio, se dedica ao lançamento do CD em duo de violino e vibrafone “Herz e Loureiro”, com o vibrafonista e compositor mineiro Antonio Loureiro, bem como o lançamento do CD em duo com Samuca do Acordeon, selecionado no Rumos Música 2010-2012, do Itaú Cultural. Toca com a camerata Cantilena Ensemble seu repertório infantil e se dedica, ainda, ao ensino e a difusão do violino popular.