Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Valec publicou no Diário Oficial da União, o aviso de licitação, do tipo maior oferta, visando à concessão de uso de área no lote único do Terminal de Cargas de Gurupi da Ferrovia Norte Sul, localizado em Gurupi. As propostas serão recebidas no dia 21 de outubro deste ano, na sede da Valec, em Brasília.

A solicitação para a publicação do edital foi feita pelo prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, no início deste mês, em audiência com o diretor de operações da Valec, Bento Lima.

“Sabemos da importância da ferrovia para o desenvolvimento econômico, Gurupi é a cidade mais central do Brasil, está à beira da maior rodovia brasileira, a BR 153, é cortada pela BR 242, está próxima dos rios Araguaia-Tocantins e aqui se concentram muitos investimentos”, frisou o prefeito de Gurupi.

Desenvolvimento econômico

A Ferrovia Norte Sul é um dos mais importantes eixos ferroviários criado para ampliar a capacidade de logística e escoamento da produção de mercadorias no país. São mais de 1.500 quilômetros de trilhos que vai de Açailândia, no Maranhão, passando pelo Tocantins e indo até Anápolis, em Goiás.

“Com a construção do nosso polo de cargas, mais empresas se instalarão no município, o que vai representar geração de emprego e renda para Gurupi”, assegurou Laurez Moreira.