Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado Paulo Mourão (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, apresentou um projeto de resolução na sessão ordinária da manhã desta quarta-feira, dia 23, propondo a criação do programa Parlamento Universitário, uma forma de proporcionar aos jovens universitários tocantinenses maior proximidade com o processo legislativo e democrático.  Esse foi um compromisso assumido pelo parlamentar com os estudantes no mês de maio deste ano, quando foi realizada a segunda edição do projeto Deputado Universitário Tocantinense na Casa.

Na ocasião, Paulo Mourão prometeu apresentar um projeto tornando o evento permanente. “Essa é uma medida muito importante para a nossa juventude”, afirmou o estudante de Administração, Vinícius Albernaz, que teve ideia de criar o projeto juntamente com o professor da UFT Edi Benini. “Inserir a juventude nesse espaço é solidificar a base da política das próximas gerações”, destaca Benini. O projeto foi realizado nos anos de 2012 e 2015, mas pela proposta apresentada pelo Deputado Paulo Mourão se tornará anual.

Conforme o projeto, o Parlamento Universitário terá a participação dos jovens universitários da UFT, Unitins e de outras instituições de ensino superior. Deverá acontecer uma vez por ano, durante três dias, quando os universitários atuarão como se fossem deputados, apresentando e votando propostas de lei e discutindo assuntos de interesse da sociedade. O programa terá um Regimento Interno próprio, quer estimular o debate dos jovens em temas de relevância nacional e também servirá como estímulo aos jovens para seguir carreira na política.

Paulo Mourão sempre teve a educação como bandeira principal em seus discursos e ações, seja nos quatro mandatos de deputado federal e como prefeito de Porto Nacional. Paulo Mourão foi o relator do Projeto de Lei de Criação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ajudou na implantação do IFTO de Palmas, levou o IFTO para Porto Nacional e viabilizou as condições para a implantação do ITPAC no município, entre outras importantes ações na educação.

 Recentemente, como deputado estadual encabeçou um amplo debate para solucionar os problemas dos campi da Unitins de  Dianópolis, Augustinópolis e Araguatins. “Não existe desenvolvimento sem educação. Só vamos livrar a nossa juventude do mal das drogas e garantir espaço ao jovem no mercado de trabalho dando oportunidade igual ao rico e ao pobre e isso só é possível através da educação, desde a pré-escola até a universidade”, acredita.