Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Rodrigo Martins

Foto: Rodrigo Martins

Buscando capacitar e conscientizar os profissionais da área da saúde e estudantes sobre a importância da prevenção de acidentes, o Núcleo da Saúde do Trabalhador do Hospital Regional de Gurupi (HRG) promove na próxima segunda-feira, 28, um treinamento com o tema Acidente Ocupacional com Material Biológico – Recomendações e Condutas. A atividade será realizada no Centro de Ensino Médio Bom Jesus, das 8 às 17 horas.

A programação conta com palestras ministradas pela equipe multiprofissional do HRG e pelo médico Frederico Ricardo de Sousa Leão, do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest). O treinamento irá abordar questões pertinentes ao ambiente hospitalar, como imunização e biossegurança, além de discutir procedimentos e recomendações na conduta de situações de acidente ocupacional.

A enfermeira do Trabalho, Denise Soares, conta que é a segunda vez neste ano que o treinamento é realizado. Ela explica que a preocupação com a segurança dos servidores que atuam na saúde é constante, pois um descuido pode acarretar numa infecção do vírus da hepatite, por exemplo. “Sempre há o risco de alguma exposição, por isso é preciso desenvolver ações preventivas constantemente”, disse.

Outro objetivo da capacitação é implementar nas unidades de saúde da região, um fluxo de atendimento para acompanhar e notificar os casos de incidentes. Para essas situações, o HRG já conta com equipes montadas, como a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

O treinamento é aberto a todos os profissionais da área de saúde, seja do Estado, município ou de clínicas e hospitais particulares. Estudantes também podem participar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente na sala do Núcleo da Saúde do Trabalhador do HRG ou pelo e-mail saudedotrabalhador.hrg@gmail.com