Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Cia. Cenaberta de Teatro estreia na próxima sexta-feira, 2, a comédia  “L!ngua preZa”. O espetáculo será representado também no sábado e domingo, sempre às 20h30, no Teatro Sesc Palmas. Em cena os atores Kaká Nogueira, Bell Gama, Thiago Omena e George Henrique vivem histórias do cotidiano, baseadas em textos e crônicas de Luís Fernando Veríssimo e Hugo Zorzetti. A classificação é de 10 anos e os ingressos antecipados já estão à venda na loja Overend, no Capim Dourado Shopping, e no Tô no Lucro.

Uma peça para refletir e se divertir, “L!ngua preZa” conta com coprodução do Coletivo de Teatro Adhara Conforme o diretor do espetáculo, Kaká Nogueira, a comédia traz a possibilidade da viagem ao ambiente lúdico e fantasioso dos personagens, uma peça para dar muitas risadas, mas também provocar a reflexão com seu lado crítico-educativa. “É um espetáculo que retrata temas do cotidiano popular de forma inteligente e engraçada”. A concepção cênica, o cenário e toda a construção estética do espetáculo foram pensados para que as pessoas se sintam parte dele, tendo a possibilidade da imersão em seu universo imaginário, adianta.

Segundo ele, a montagem dá continuidade a um trabalho de vários anos da Cia. Cenaberta, o de pesquisar textos que unem histórias populares à crítica social, de forma engraçada e aprofundada, principalmente por meio de textos de Luís Fernando Veríssimo e Hugo Zorzetti, trabalho este que vem sendo realizado desde 2006.  “São textos com os quais o espectador se identifica bastante, o que torna a encenação mais atrativa e envolvente”, complementa.

Sucesso

A direção do espetáculo é do ator e diretor-geral da Cia Cenaberta, Kaká Nogueira, um dos atores tocantinenses escolhidos para estrelar o filme nacional “Operações Especiais”, protagonizado pela atriz Cléo Pires. No filme, Kaká interpreta um gerente de posto na companhia do ator e humorista Júnior Foppa, dupla que fez uma cena muito bem sucedida, sendo bastante elogiada pelo Diretor Tomaz Portella e por toda a produção. O filme teve pré-lançamento em Palmas na sexta-feira, 25, e entra em circulação nacional  partir de 15 de outubro.

ACia. Cenaberta já conquistou vários prêmios com tais textos, como o de Melhor Espetáculo e melhor ator do Festival de Esquetes Jiquitaia do Sesc, em 2011; 2º Melhor Espetáculo e melhor ator  do Festival de Esquetes Jiquitaia do Sesc, em 2012; Melhor Espetáculo do mesmo festival, em 2014.

Sinopse

“L!ngua preZa” apresenta cenas do cotidiano brasileiro de forma hilariante, onde nosso idioma é posto à prova em textos e retalhos do humor ácido de Luís Fernando Veríssimo e Hugo Zorzetti. O cenário dinâmico possibilita ao público a liberdade para construção de uma atmosfera imaginária, que provoca a reflexão e a análise critica do nosso dia-a-dia. Uma comédia inteligente, que vai desde a abordagem da gramática, às questões sociais como a política, a ética e a criminalidade. 

Histórico

A Cia Cenaberta - Companhia de Pesquisas e Produções Artísticas, criada em 2009 e juridicamente formalizada em 2012, foi instituída para promover a pesquisa, a produção e difusão artística e cultural. Desde então vem trabalhando em montagens de espetáculos teatrais, de dança, formação para o teatro e para as demais linguagens artísticas, produções culturais e pesquisas na área da cultura e do patrimônio material e imaterial.

Em 2010, por meio do Grupo Cenaberta de Teatro, levou pela primeira vez o Tocantins, ao Festival Internacional de Teatro de Curitiba. Realizou circulação de seus espetáculos por toda a Região Norte do País e por vários estados do Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Entre outras produções destacam-se os espetáculos: ‘’Torrenegra’’ (2009/2015 - Prêmio BASA 2010 e Festival de Curitiba 2010); ‘’Dias Difíceis’’ (2011/2015 - Prêmio Funcult de Teatro Arnaud Rodrigues 2011 e, Prêmio Funarte de Teatro Miryan Muniz 2012); ‘’O Assalto’’ (2011 - Primeiro lugar do Festival SESC/Jiquitaia 2011); ‘’O Político’’ (2012 - 2º lugar do Festival SESC/Jiquitaia 2012); ‘’Conversa na Estação” (2014 - 1º lugar do Festival SESC/Jiquitaia 2014).

Ao longo dos últimos cinco anos de atuação, o conjunto de trabalhos realizados pela Cia. Cenaberta alcançou um público de mais de 12.500 pessoas. Na área sociocultural a companhia inicia neste ano de 2015, um projeto de formação teatral e inserção cultural para jovens de pequenas cidades tocantinenses, que receberão estudos dirigidos na área, visando não somente à formação para o teatro,  mas melhor compreensão do ofício, suas dificuldades e possibilidades.