Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Vieira

Foto: Márcio Vieira

O governador Marcelo Miranda recebe nesta quarta-feira, 30, o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), o prefeito de Brasilândia, João Emídio, que estará acompanhado de vários prefeitos. A reunião será realizada às 15 horas, no gabinete do governador. Os prefeitos vêm ao Palácio Araguaia apresentar a situação de dificuldades das gestões municipais, causada principalmente pela redução dos repasses de recursos por parte do governo federal, além das propostas que podem ser adotadas para superar as dificuldades.

O governador Marcelo Miranda disse que está solidário aos prefeitos tocantinenses e apoia o movimento que culminou com a paralisação dos serviços públicos com a intenção de chamar a atenção da população para as dificuldades financeiras dos municípios. “Sei o que eles estão passando, porque também estamos sentindo na pele as consequências desse cenário da economia nacional, mas acredito que com a união de forças vamos vencer mais esse desafio”, afirmou.

Segundo o presidente da ATM, João Emídio, vários fatores deixaram insustentável a governança dos municípios, a exemplo da redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); desonerações fiscais, que causaram impacto de bilhões aos cofres municipais; defasagem e insuficiência dos valores de programas federais; além do aumento do salário mínimo e do piso dos professores do magistério diante da queda das receitas municipais.