Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Cláudio Paixão

Foto: Cláudio Paixão

No inicio da tarde dessa quarta-feira, dia 30 de setembro, o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, juntamente com mais 24 chefes de executivos tocantinenses apresentaram as demandas dos seus municípios ao governador do Estado, Marcelo Miranda. Os gestores relataram uma realidade preocupante onde as principais dificuldades administrativas são causadas pela drástica redução dos repasses de recursos por parte do governo federal, principalmente do FPM - Fundo de Participação dos Municípios.

O Marcelo Miranda, sensível a grave situação administrativas enfrentada pelos prefeitos, se posicionou solidário às causas doss gestores e reconheceu a mobilização como uma forma de mostrar para sociedade o cenário econômico dos municípios. “Estamos abertos para atender cada prefeito e nossa equipe está disponível para analisar e dar andamento às demandas de cada prefeito” ressaltou.

O presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), o prefeito de Brasilândia, João Emídio, citou demandas em áreas como a saúde, educação e infraestrutura. “Agradecemos ao governador por ter se mostrado sensível à questão do transporte escolar, por ter assumido a dívida de quase R$ 13 milhões e garantido o acesso dos alunos às escolas”, comentou.

Na área da saúde, o presidente da ATM elogiou a postura do Governo, que neste ano já fez repasses, enquanto no ano anterior não foi feito nenhum. Outro ponto destacado pelos prefeitos foi à manutenção das rodovias estaduais, no intuito de facilitar o transporte dos insumos agrícolas, assim como o deslocamento dos moradores. Sobre esse tema, o governador lembrou que o Departamento de Estradas e Rodagens (Dertins) está atuando em pontos críticos do Estado e citou a recente conquista, que foi a liberação de R$ 314 milhões, do Banco Mundial, por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), que vai recuperar 1.145 km de rodovias no Estado.

Aplaudido pelos prefeitos, o governador reforçou sua postura de trabalhar junto com os prefeitos, independente do partido. “Defendo aqui a união de todos para fazermos o melhor pelo nosso Estado”, ressaltou.

Avaliação

Segundo o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, o encontro com o governador Marcelo Miranda foi altamente proveitoso. “Sabemos da determinação democrática dele, de sua preocupação com os reais interesses de todas estas comunidades impactadas por esta crise, e é por isso que acreditamos que unidos podemos mais e isso ficou demostrado nesta audiência, momento em. que nossas demandas foram muito bem avaliadas pelo governador, que sinalizou positivamente a favor das nossas municipalidades, mesmo enfrentando dificuldades como gestor estadual”, destacou, complementando ainda: “Este encontro  também mostrou que o governador Marcelo Miranda pretende um bom relacionamento com todos nós, independente de cor partidária e isso já é uma grande conquista para nossas comunidades”, finalizou o chefe do executivo portuense.

Presenças ilustres

Estavam presentes os prefeitos das cidades de Alvorada, Axixá do Tocantins, Brasilândia, Buriti do Tocantins, Conceição do Tocantins, Cristalândia, Crixás do Tocantins, Divinópolis, Fátima, Fortaleza do Tabocão, Guaraí, Ipueiras, Lagoa do Tocantins, Mateiros, Miranorte, Monte Santo, Nova Olinda, Palmeirante, Paranã, Pedro Afonso, Pindorama, Porto Nacional, Recursolândia, Santa Rita do Tocantins e Xambioá. Além dos gestores, acompanharam a reunião os secretários de Articulação Política, Paulo Sidnei e Geral de Governo, Herbert Brito (Buti).