Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 30 dias da realização da 4ª edição do Leilão Pecuária Solidária, em Araguaína (norte do Tocantins), as doações de produtores, empresas e instituições ligadas ao agronegócio se intensificam. Já estão contabilizados 80 bezerros de corte, 30 reprodutores das raças Nelore, Gir Leiteiro e Tabapuã, além de fêmeas Girolando, muares e equinos Mangalarga e Quarto de Milha. Também serão leiloados doses de sêmen de raçadores campeões, doados por pecuaristas de renome nacional e das principais centrais de inseminação artificial do País. 

As informações são do idealizador e realizador do projeto, o leiloeiro Eduardo Gomes. "Percebo o mesmo comprometimento dos produtores rurais, empresários do agronegócio e de outras atividades registrada nas edições anteriores", afirma Gomes. 

O Leilão Pecuária Solidária será realizado no dia 1º novembro (domingo), a partir das 13h, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Araguaína, com transmissão ao vivo pelo AgroCanal. Com apoio do Rotary Club,Lojas Maçônicas, Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) e Sindicato Rural da cidade, o Leilão encerra a programação do Circuito ExpoCorte, que apóia a iniciativa em nível nacional. A etapa de Araguaína do Circuito ExpoCorte será nos dias 29 e 30 de outubro.

Parceira da iniciativa desde a primeira edição, em 2009, a Mitsubishi Motors do Brasil, através da concessionária Marca Motors em Palmas, destinará parte do valor resultante da venda de uma caminhonete para o leilão. 

“Diversas empresas de insumos como sal mineral, fertilizantes, calcário, proteinados, arames, sementes e também gerador, além de uma moto Honda estão entre as doações confirmadas”, complementa o leiloeiro Eduardo Gomes. 

Esta é a quarta edição do evento, que já destinou R$ 1,1 milhão para entidades assistenciais que cuidam de pessoas carentes do Estado do Tocantins. Iniciado em Gurupi, no ano de 2009, o projeto já foi sediado em Palmas (2011) e Paraíso do Tocantins (2013), unindo os diversos segmentos do agronegócio a partir do Tocantins e de várias partes do Brasil.

Entidades

Serão cinco entidades de Araguaína beneficiadas com as doações: Banco de Leite Humano do Hospital Dom Orione, Casa de Acolhimento Ana Carolina Tenório, Lar do Idoso Cantinho do Vovô, Casa de Passagem "Tra Noi" e Casa das Meninas Ágape. Além delas, serão contemplados projetos sociais de Aparecida de Goiânia (GO), Xinguara (PA), Gurupi, Paraíso, Porto Nacional, Dois Irmãos e Guaraí (TO).