Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Aldenes Lima

Foto: Aldenes Lima

Para diminuir a demanda de cirurgias eletivas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), contratou dois cirurgiões de cabeça e pescoço para compor a equipe de especialistas do Tocantins. Os médicos já estão atuando no Hospital Geral de Palmas (HGP) realizando, nesse primeiro momento, as consultas ambulatoriais, etapa em que os pacientes regulados pela Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade passam por avaliações e exames para, posteriormente, realizar a cirurgia.

De acordo com a técnica da Média e Alta Complexidade da Sesau, Luanna Vieira Rodrigues Mascarenhas, a ação vai diminuir a demanda reprimida na especialidade de cabeça e pescoço e as cirurgias serão realizadas no  Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN). "Os pacientes que estão na fila da Regulação aguardando cirurgias eletivas de baixa e média  complexidade, conforme vão sendo atendidos nos ambulatórios do HGP, e havendo a necessidade de procedimento cirúrgico, serão encaminhados para Porto Nacional”, informou a técnica.

Segundo o cirurgião José Carlos Baraúna Neto, um dos médicos contratados, os trabalhos estão em ritmo acelerado e cerca de 40 pacientes já foram reavaliados. “Acredito que no máximo em 30 dias tudo vai estar pronto para a realização dos procedimentos. Só precisamos de algumas adequações de espaço e estrutura, coisa que a Sesau já está providenciando”, afirmou.

Para o lavrador Alberto de Sousa Costa, 62 anos, a realização da cirurgia é um sonho. “Fui diagnosticado com nódulo na tireoide e agora a cirurgia está perto de acontecer. Estou muito feliz, espero que tudo ocorra bem”, disse.

Sobre o procedimento

A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade que trata principalmente dos tumores benignos e malignos na região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares, dos tecidos moles do pescoço, da paratireoide e tumores do couro cabeludo. A área de trabalho do cirurgião de cabeça e pescoço não abrange os tumores ou doenças do cérebro e outras áreas do sistema nervoso central nem as da coluna cervical.