Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Ricardo Ribeirinha entregou o relatório das Pré-Conferências de Juventude ao secretário da Educação

Ricardo Ribeirinha entregou o relatório das Pré-Conferências de Juventude ao secretário da Educação Foto: Luiz Melchiades

Foto: Luiz Melchiades Ricardo Ribeirinha entregou o relatório das Pré-Conferências de Juventude ao secretário da Educação Ricardo Ribeirinha entregou o relatório das Pré-Conferências de Juventude ao secretário da Educação

O secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, recebeu, nesta sexta-feira, 2, o relatório final sobre as Pré-Conferências da Juventude, realizadas em setembro pela Superintendência Estadual de Juventude da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Nesta etapa, foram mobilizados cerca de 15 mil jovens nos municípios de Araguatins, Araguaína, Colinas, Dianópolis, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, e Tocantinópolis. Dentre os principais temas discutidos nas Pré-Conferências estão a representatividade e protagonismo juvenil; diversidade; igualdade; combate ao racismo e às opressões e cidadania.

O foco das duas pastas, agora, é a preparação da 3ª Conferência Estadual que acontece em Palmas, nos dias 30 e 31 e outubro, no Colégio Estadual Tiradentes com a participação dos delegados regionais eleitos nas Pré-Conferências. O tema deste ano será “As Várias Formas de Mudar o Tocantins", com o objetivo de discutir, com os segmentos sociais, as demandas levantadas pelos jovens do Estado. O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Juventude em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

Na reunião desta sexta-feira, o superintendente estadual de Juventude, Ricardo Ribeirinha, destacou a necessidade da participação dos jovens no evento estadual. “É um espaço para discutir e propor ações, além de auxiliar na criação de instrumentos de monitoramento das políticas públicas de juventude. No Tocantins estamos reconstruindo o processo de juventude, que esteve nesses últimos anos estagnado e a Seduc tem sido uma das grandes parceiras nessa retomada”, enfatizou.

O secretário Adão Francisco frisou a contribuição da Seduc para a culminância da 3ª Conferência Estadual de Juventude. “A Educação fez questão de dar esse apoio nas Pré-Conferências e vamos continuar a dar esse reforço para realização do evento estadual que vai oportunizar aos jovens do Estado externarem seus anseios. Se grande parte desses jovens são também alunos da rede estadual ouvi-los, é, ainda a chance de conhecermos as necessidades desses jovens e saber o que eles esperam da escola. Com isso construiremos juntos essa Educação Integral e Humanizada”, pontuou.

Etapa Nacional

Os delegados eleitos na etapa estadual vão integrar o grupo de dois mil representantes da juventude de todo o país, que se reunirá em Brasília, no mês de dezembro, para a 3ª Conferência Nacional de Juventude. As propostas e resoluções da etapa nacional servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude.