Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O corpo do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eudoro Pedroza, está sendo velado desde o início da manhã deste domingo, 4, no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. Ele faleceu às 20h30 deste sábado, 3, após uma parada cardíaca. Eudoro Pedroza lutava contra um câncer no pulmão e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Anis Rassi, desde sexta-feira,  2.

O velório segue até às 17 horas, quando será levado ao Complexo Vale do Cerrado, local onde será cremado nesta segunda-feira, 5. Na próxima sexta-feira, 9, os amigos tocantinenses poderão se despedir numa cerimônia que será realizada às 19h30, na Catedral do Divino Espírito Santo, na praça dos Girassóis, em Palmas. Na ocasião, haverá missa e homenagens.

O amor de Eudoro Pedroza pelo Estado do Tocantins, aonde se estabeleceu ainda em 1982, é representado na decisão dos familiares que, em atenção ao desejo do secretário, vão espalhar aqui suas cinzas, mais especificamente nas dunas do Jalapão.

Luto

O falecimento do secretário é motivo de grande comoção. Autoridades políticas, amigos, servidores públicos e representantes de instituições têm se manifestado, por meio de notas e postagens nas redes sociais, lamentando o falecimento do secretário. No cemitério, em Goiânia, amigos e familiares de diversos estados estão reunidos para a despedida.

Em sinal de pesar, o governador Marcelo Miranda declarou luto oficial de três dias em todo o Tocantins. Em nota, ele enfatizou a perda não só do político e empresário, mas de um grande amigo. “Mais que um político extraordinário, Eudoro Pedroza foi um grande empresário e o melhor: tudo o que se pode esperar de um verdadeiro amigo. O PMDB perde um grande líder, um exímio mediador, sempre presente, atuante e respeitado na história política do Goiás e do Tocantins. Deixará saudades não apenas no coração dos que tiveram o mérito de conviver com ele. Suas conquistas, feitos, gestos e ações farão parte da história do Estado, do povo tocantinense. Aos familiares, todo o nosso apoio e o nosso mais profundo pesar”, disse o governador.

Muito querido entre os integrantes da equipe que comandava na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur),  ele foi homenageado também pelos servidores, que, em nota, lamentaram a perda e enfatizaram algumas de suas qualidades mais marcantes. “Um exemplo de generosidade, honestidade e humildade, deixa um legado de trabalho e dedicação ao povo do Tocantins. Cada um de nós, que tivemos a honra de com ele conviver e trabalhar, seguiremos com o compromisso e a certeza da continuidade deste legado, pois sabemos que este era o seu desejo. De todos nós, fica o agradecimento mais sincero e em nossos corações, a imensa saudade deste homem honrado e batalhador, que foi, é e sempre será um exemplo a ser seguido”, diz a nota da equipe.

Perfil

Nascido em Goiânia (GO), Eudoro Guilherme Zacharias Pedroza é graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (1965). Por 20 anos se dedicou à advocacia. Mudou-se para o Estado do Tocantins em 1982. Foi diretor, vice-presidente e presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás.

Também, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de Goiás, deputado estadual pelo Tocantins de 1991 a 1995, secretário de Governo do Estado do Tocantins,  secretário de Indústria e Comércio do Estado do Tocantins em 2006, conselheiro do Sebrae de Goiás e Tocantins, deputado federal em 1996, vice-presidente da Federação Nacional dos Distribuidores de Skol e presidente do Diretório Regional do PMDB do Tocantins.

Fundou várias Associações Comerciais, inclusive no então Norte Goiano, hoje Estado do Tocantins. Construiu o prédio da Associação Comercial e Industrial de Goiás, que leva o nome do seu pai, Santino Lyra Pedroza. Atualmente, é secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado do Tocantins.

Seu amor pelas comunidades da região do Jalapão, e os projetos sociais que realiza há mais de 10 anos, renderam a Eudoro Pedroza o Título de Cidadão Jalapoense. Muito querido pelos moradores, é frequentemente citados como Embaixador do Jalapão.