Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Vereadores lançaram campanha Outubro Rosa em Sessão Especial

Vereadores lançaram campanha Outubro Rosa em Sessão Especial Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Vereadores lançaram campanha Outubro Rosa em Sessão Especial Vereadores lançaram campanha Outubro Rosa em Sessão Especial

Uma Sessão Especial na noite dessa quinta-feira, 8, na Câmara Municipal de Palmas, marcou o lançamento da campanha Outubro Rosa. A mobilização, que contou com palestras e homenagens às mulheres, foi uma iniciativa do vereador Hiram Gomes (PSDB), que presidiu a sessão. Ele também é autor de um Projeto de Lei para oficializar Outubro como o mês das ações voltadas à prevenção e combate ao câncer de mama no Município.

Durante a sessão, os parlamentares homenagearam pessoas da sociedade com o certificado Mulheres de Peito, em reconhecimento ao trabalho realizado na prevenção e combate ao câncer na Capital. Mulheres que lutam ou lutaram contra a doença também receberam o reconhecimento. A aposentada Maria Juvina Ferrari foi uma delas. Voluntária do Hospital de Câncer de Barretos, em Palmas, ela sofreu com o câncer e, por isso, sabe bem a importância da conscientização. “Eu e meus irmãos tivemos câncer. De todos, só eu e minha irmã nos salvamos. Sabe porquê? Por causa da prevenção”, alertou.

Para o vereador Hiram Gomes, a campanha busca fortalecer ações que promovam a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e, segundo ele, o comprometimento com a causa é fundamental. “Este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e esta Casa de Leis tem que participar desta luta, apoiando e incentivando ações que ajudem a reduzir o número de casos da doença”, afirmou.

Cuidados

Palestrantes da noite, o vereador e médico Walter Balestra falou sobre os impactos do câncer na vida das pessoas. Já a médica Marina Mendes repassou orientações para quem quer apostar na prevenção. “Fique atento a qualquer alteração e procure um médico. A recomendação, para quem quer evitar o câncer é ter uma vida saudável, como manter uma alimentação balanceada, não fumar, praticar atividades físicas regularmente e controlar o peso, que contribui para aumentar o risco do câncer de mama”, disse.

Utilidade Pública

Ainda durante a sessão, o vereador Hiram Gomes entregou à Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer a declaração de Utilidade Pública Municipal da instituição. A Lei 2.139/2015 é resultado de um projeto de autoria do parlamentar. “As iniciativas que trabalham para que a prevenção seja um hábito regular e consciente merecem todo o nosso apoio e estímulo. Essa lei reforça o nosso compromisso na luta contra o câncer”, disse Gomes.

“Parabenizo o vereador pelo projeto e ressalto a importância de engajar os homens nesta luta. Vale lembrar que 1% dos casos da doença é diagnosticado em homens. Todos temos que estar alertos”, agradeceu a presidente da Liga, Edneide Cardoso Ponte.

Homenageadas

Foram homenageadas durante a Sessão Especial Suzana Pereira Vica Saad, Liliane Bezerra de Souza, Neila Barbosa Osório, Gilda Gomes, Edneide Cardoso Ponte, Maria Divina Ferrari, Maria Filomena Aires Cavalcante Froes, Luciene de Oliveira Silva e Risalva Rodrigues Alvarenga.

Além das homenageadas, prestigiou a sessão e compôs a mesa de honra da Casa a presidente do PSDB Mulher, Cinthia Ribeiro.